CIEE contabiliza 76,2 mil vagas de estágio em janeiro
Oportunidades se concentram na região Nordeste e Interior de São Paulo
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), está com mais de 76,2 mil vagas de estágio abertas para o mês de janeiro.
As oportunidades fazem parte do período de sazonalidade, portanto, quando os estudantes concluem os seus estudos, ou o contrato de estágio com período máximo de dois anos chega ao fim.
O Nordeste contabiliza 25 mil oportunidades de estágio e lidera o ranking nacional, seguido do interior de São Paulo (17 mil) e da capital paulista (16 mil). Já o Norte do país soma 5,5 mil vagas, o Centro-Oeste 5,3 mil e o Distrito Federal 4,1 mil oportunidades.
- Unicamp tem vagas em 13 cursos gratuitos e 100% online, com professores renomados; inscreva-se
- Pilates: a arte de harmonizar corpo, mente e espírito
- Especialistas afirmam que esse é o melhor horário do dia para tomar vitamina D
- HMPV: conheça os sintoma do vírus que se espalha na China
Para o período, os cursos com mais vagas são Administração, Direito, Marketing, Contabilidade, Comunicação (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, entre outros), Construção Civil, Tecnologia e área da Saúde.
Para se candidatar a uma das vagas de estágio os interessados devem atualizar o cadastro no Portal CIEE e ficar atentos ao celular.
“O período sazonal é um dos mais importantes para conseguir a vaga de estágio, por isso, sempre recomendamos atualizar os canais de contato e ficar de olho no celular”, diz Mônica Vargas, superintendente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE.
Perfil dos candidatos às vagas de estágio
Segundo pesquisa encomendada ao IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) 69% dos estagiários são do gênero feminino e tem em média 25 anos.
Pelo menos 53% deles se autodeclaram pretos ou pardos e 44% brancos. A mensalidade escolar é a principal despesa mensal para 32% dos estagiários, seguida por gastos com as contas familiares, como conta de luz, de água (16%) e alimentação (11%).
A média da bolsa-auxílio nacional alcançou o valor de R$ 1.108,10, montante próximo ao salário mínimo, e 40% dos estagiários utilizam algum sistema de bolsas ou programa de financiamento estudantil.