Ciências sem Fronteiras oferece mais de duas mil bolsas na Suécia

As bolsas de estudo serão concedidas por meio do Programa Ciências sem Fronteiras

Por Redação
30/04/2013 11:48 / Atualizado em 04/05/2020 11:41

O Programa Ciências sem Fronteiras, em parceria com universidades suecas oferecerá mais de duas mil bolsas de estudo para brasileiros.

As oportunidades são para estudantes de instituições de nível superior que tenham interesse em desenvolver pesquisas de graduação a pós-doutorado na Suécia.

Também serão disponibilizadas cem bolsas da chamada específica da SAAB e do CNPq.

Em parceria com o governo federal, país irá receber alunos de instituições de nível superior interessados em realizar pesquisas em diversas áreas
Em parceria com o governo federal, país irá receber alunos de instituições de nível superior interessados em realizar pesquisas em diversas áreas - Getty Images/Imagezoo

Chamadas gerais

As bolsas das chamadas gerais têm duração de até 12 meses em período integral e podem ser estendidas por até seis meses em caso de ser necessário um estágio linguístico. Podem participar alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores cujo curso ou objeto de pesquisa estejam contemplados nas áreas prioritárias do programa.

Os estudantes receberão, também, passagem aérea ida e volta, seguro de saúde, auxílio material didático e auxílio moradia no primeiro mês.

Chamadas específicas

A SAAB, empresa sueca de tecnologia nos setores aeroespacial, defesa e segurança civil, está cofinanciando 100 bolsas do Programa, em parceria com o CNPq.

Podem participar brasileiros com projetos de doutorado e pós-doutorado sanduíche nas áreas de defesa e segurança, aeroespacial, energia e meio ambiente e cidades atrativas e sustentáveis.

A duração da bolsa varia entres seis e doze meses, podendo prorrogada por mais um ano em casos de pós-doutorado. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de estagia na SAAB ou na própria universidade.

As inscrições devem ser feitas até 3 de maio pelo site do CISB.

Participe!

Para as chamadas gerais e para as específicas, não é preciso falar sueco, apenas domínio da língua inglesa.

Mais informações e inscrições no site do CISB.