Cinema cubano ganha mostra na FAAP

2º Panorama Latino-Americano de Cinema destaca produção cubana das últimas décadas

divulgação
Cineasta tem produção exibida na mostra

A produção cubana é o tema do 2º Panorama Latino-Americano de Cinema, mostra promovida pelo Departamento de Cinema da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Entre os dias 27 e 29 de abril, serão exibidos filmes que tratam da Revolução e dos caminhos seguidos pelo país na última década.

A entrada é Catraca Livre. Confira a programação:

Quarta, 27

Programação de filmes (Auditório 1)

O intelectual e a Revolução

14h – La ultima cena (1976, cor, 120min., legendas em inglês) Trama baseada em uma notícia recolhida pelo historiador Manoel Moreno Fraginals. Em uma Quinta-feira Santa, um senhor de engenho convida seus escravos para ceiarem com ele, fazendo várias promessas que não serão cumpridas. No dia seguinte, a rotina volta ao normal e uma rebelião dos escravos é massacrada. Direção: Tomás Gutiérrez Alea.

17h – Hasta cierto punto (1983, cor, 68min., legendas em inglês) – Um romance entre um diretor de cinema, que realizava uma pesquisa de campo no Porto de Havana, e uma portuária é o enredo do filme. Direção: Tomás Gutiérrez Alea.

Quinta, 28

Programação de filmes (Auditório 1)

O cinema cubano e o exercício político da sátira

14h – La muerte de un burocrata (1966, p&b, 85min., legendas em inglês) – Um operário morto num acidente de trabalho é enterrado com sua carteira de trabalho. Para que a viúva receba a pensão, o cadáver é desenterrado para que o documento seja recuperado. Um novo problema surge no momento de enterrar o corpo novamente. Direção: Tomás Gutiérrez Alea.

17h – Se permuta (1983, cor, 103min., legendas em inglês) A comédia mostra a saga de Glória na busca de uma melhor moradia para que consiga um bom casamento.  Direção: Juan Carlos Tabío.

Mesa de Debate (Auditório 1)

19h – Panorama do cinema cubano pós-Revolução

Participantes: Mariana Villaça, Elen Doppensshimidt e Fabian Nuñez.
Será exibido “Memórias do subdesenvolvimento” (Memórias del subdesarrollo, 1968, p&b, 97min.,  legendas em português) – Baseado no livro homônimo de Edmundo Desnoes. A trama mostra a história de um burguês que tenta se adaptar a nova realidade cubana depois da Revolução de 1959. Direção: Tomás Gutiérrez Alea.

Sexta, 29

Programação de filmes (Auditório 1)

A questão do exílio

14h – Morango e chocolate (Fresa y chocolate, 1993, cor, 108min., legendas em português) – A relação entre um intelectual homosexual e um estudante militante é o tema central do filme. Temas polêmicos como homossexualismo e o exílio são tratados no longa. Direção: Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío.

17h – Lista de espera (Lista de espera, 2000, cor, 107min., versão original em espanhol). A história se passa numa estação onde os passageiros esperam um ônibus que nunca passa. Nesse ínterim, Emílio tenta conquistar Jaqueline e os outros passageiros debatem sobre a decadência do terminal de ônibus. Direção: Juan Carlos Tabío.