Cinusp comemora aniversário do cineasta Alain Resnais com mostra gratuita

Programação inclui longas e curtas-metragens que datam desde 1950 até 2013 - com o novo "Vocês Ainda Não Viram Nada!"

No início de sua carreira, Alain Resnais trabalhou em um documentário sobre Van Gogh.

Alain Resnais chega aos 91 anos como um dos nomes que contribuiu efetivamente para o desenvolvimento do cinema moderno. Também precursor da nouvelle vague, o francês optou por obras mais focadas na estética e não tão fundamentadas em suas ideologias ou vida pessoal. Para celebrar a data, o Cinusp – em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil – realizará a mostra gratuita “Alain Resnais – Revolucionário Discreto“, em cartaz de 3 a 14 de junho.

Com sessões às 16h e 19h, a programação apresenta trabalhos do início de carreira, datados de 1950, até filmes contemporâneos. Entre suas obras precursoras está o documentário Noite e Neblina, que tinha como tema o extermínio de pessoas nos campos de concentração nazista.

Também serão exibidos filmes mais recentes como as comédias românticas Amores Parisienses e Medos Privados em Lugares Públicos, além do recém-lançado Vocês ainda não viram nada. Veja mais detalhes sobre os filmes da mostra:

Noite e Neblina

Data: 3/6
Horário: 16h
Diretor: Alain Resnais
Informações técnicas: França, 1955, 35mm, cor/p&b, 32′. Classificação – 14 anos.
Sinopse: Encomendado pelo Comitê de História da Segunda Guerra Mundial, o filme alterna as paisagens serenas e coloridas de campos de concentração nazistas abandonados, no presente, a imagens de arquivo que retratam os horrores passados ali durante o Holocausto, sob um texto do escritor Jean Cayrol, ele próprio um ex-prisioneiro. Um dos mais importantes documentários da história do cinema.

http://youtu.be/jGKY0_GSbto

Amores Parisienses

Datas: 6/6 e 12/6
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Diretor: Alain Resnais
Informações técnicas: França, 1997, 35mm, cor, 120’. Classificação – 14 anos.
Sinopse: Musical que utiliza canções populares francesas para ilustrar a ciranda de problemas cotidianos e desencontros amorosos de seis personagens cujos destinos se cruzam pelas ruas de Paris. Sucesso de bilheteria em todo o mundo, o filme recebeu sete prêmios César, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Ator, para André Dussollier.

Medos Privados em Lugares Públicos

Data: 7/6 e 13/6
Horários: 19h e 16h, respectivamente
Diretor: Alain Resnais
Informações técnicas: França/Itália, 2006, 35mm, cor, 120’. Classificação – 12 anos.
Sinopse: Diversos personagens têm suas vidas cruzadas na busca por calor humano no frio inverno parisiense: um corretor imobiliário que mora com sua irmã, um casal em crise que tenta alugar um imóvel e um barman cujo pai idoso é cuidado por outra profissional daquela mesma agência imobiliária. Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laura Morante) no Festival de Veneza, o filme permaneceu em cartaz em São Paulo por mais de três anos.

http://youtu.be/6SH5E5UP-Ac

Vocês ainda não viram nada!

Datas: 11/6 e 14/6
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Diretor: Alain Resnais
Informações técnicas: França/Alemanha, 2012, 35mm, cor, 115’. Classificação – 12 anos.
Sinopse: Após sua morte, um famoso dramaturgo convoca em testamento seus amigos atores, com os quais encenou diferentes versões da peça Eurídice, para que visitem sua mansão e ali assistam aos registros de sua mais nova montagem da peça, protagonizada por uma jovem companhia teatral. Enquanto assistem ao registro em vídeo, os atores – nos papéis de si mesmos – se deixam levar pelas memórias e passam a contracenar com as imagens, reencarnando personagens vividos anteriormente.

[tab:END]

A programação completa está disponível no site do Cinusp.

Por Redação