Cisco abre inscrições para cursos gratuitos de cibersegurança

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 21 de setembro

04/09/2025 07:09

O programa de capacitação em cibersegurança “CiberEducação Cisco Brasil” está com inscrições abertas para a sua 11ª edição. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 21 de setembro.

A iniciativa disponibiliza 1.500 bolsas e é composta por três etapas destinadas para pessoas que desejam trabalhar na área.

Mais de 8 mil profissionais foram capacitados para atuar no setor de cibersegurança
Mais de 8 mil profissionais foram capacitados para atuar no setor de cibersegurança - Thapana Onphalai/iStock

Quem concluir a primeira, chamada de Maratona, estará apto a participar da fase seguinte, concorrendo a 1.500 bolsas de estudos gratuitas para formação profissionalizante. Já na terceira fase, os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em oportunidades de estágio e emprego oferecidas pelo ecossistema de empresas parceiras da Cisco.

CiberEducação

O CiberEducação integra a iniciativa de aceleração digital da Cisco, Brasil Digital e Inclusivo, e o programa Cisco Networking Academy, já tendo impactado mais de 280 mil brasileiros em todo o país. As inscrições para o Programa CiberEducação podem ser feitas aqui.

Desde o lançamento do programa, em 2020, mais de 8 mil profissionais foram capacitados para atuar no setor de cibersegurança.

“A procura por profissionais qualificados em segurança digital tem sido um propulsor da nossa iniciativa, que já formou mais de 8 mil talentos em dez edições. A Cisco, em conjunto com nossos parceiros educacionais, está desenvolvendo a nova geração de profissionais para o setor de segurança cibernética do país”, destaca Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.

Estudos recentes reforçam a urgência da formação nessa área. De acordo com a pesquisa Global Digital Trust Insights 2025, da PwC, 65% dos executivos de tecnologia no Brasil veem o risco cibernético como o principal a ser atenuado —índice bem superior aos 46% dos executivos de negócios. Já o relatório da Deloitte sobre o futuro da cibersegurança (2025) mostra que 57% das empresas globais devem aumentar os investimentos em segurança digital nos próximos dois anos.