9 clássicos da literatura brasileira que você precisa conhecer
Descobrir a literatura brasileira não apenas fortalece a identidade nacional, mas também impulsiona o desenvolvimento de competências ao longo da vida
A literatura brasileira é uma expressão artística que tem um papel fundamental na formação da identidade nacional, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e culturais. Por isso, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra como é importante que os estudantes conheçam os principais clássicos do país.
Investir no estudo da literatura brasileira não apenas fortalece a identidade nacional, mas também promove o desenvolvimento de competências ao longo de todas as fases da vida, especialmente na educação formal, infância, pré-adolescência e adolescência.
Que livros de literatura brasileira você precisa conhecer?
1. Vidas Secas
Nessa obra, publicada inicialmente em 1938, Graciliano Ramos desenvolve uma crítica aos problemas sociais da sociedade brasileira a partir da história de uma família de retirantes, que têm de conviver com a fome e a miséria em uma das piores secas do sertão nordestino.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Cozinhar com crianças: entenda benefícios dessa prática para os pequenos
- Comunicação assertiva: veja a importância dessa prática e como adotá-la na escola
- 5 tendências educacionais que são importantes para o desenvolvimento do seu filho
2. Auto da Compadecida
Um dos populares livros de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida narra a vida de João Grilo, que se envolve em situações pitorescas em busca de um amor proibido. Para tentar escapar do destino, João Grilo conta com a perseverança de Chicó, figura carismática e fiel escudeiro em uma vila do sertão nordestino.
3. Quarto de Despejo
Carolina Maria de Jesus retrata em Quarto de Despejo os seus diários, motivo pelo qual a obra é dividida em dias, meses e anos. O livro traça um retrato fiel da favela do Canindé, na São Paulo dos anos 1950. A autora narra como é sobreviver catando lixo, condição de vida miserável impulsionada por uma sociedade absolutamente desigual.
4. O Bem-Amado
Peça teatral escrita por Dias Gomes, O Bem-Amado envolve o espectador na trama de um político capaz de fazer tudo para atingir os seus planos. Odorico Paraguaçu, também conhecido como o Grande, o Pacificador e o Bem-Amado, envolve o povo com a promessa de inauguração de um cemitério, mas acaba enfrentando desafios inesperados.
5. Morte e Vida Severina
João Cabral de Melo Neto é o autor de Morte e Vida Severina, que conta a história de outro retirante nordestino, Severino. O personagem encarna a dor de uma vida miserável ao empreender uma viagem em busca de uma vida melhor. Nessa passagem, Severino deixa a falta de oportunidade no sertão rumo à sonhada fartura no litoral.
6. Grande Sertão: Veredas
Outra obra clássica da literatura nacional é Grande Sertão: Veredas, em que Guimarães Rosa mostra todo o seu talento com as palavras ao narrar a história de amor entre dois jagunços, Riobaldo e Diadorim. Além da trama apaixonada, a obra detalha os costumes de um Brasil rural no período conturbado da República Velha.
7. O Sítio do Pica-Pau Amarelo
O Sítio do Pica-Pau Amarelo é uma das principais obras da literatura infantil no Brasil e, na verdade, é composto por uma coletânea de livros. A criação de Monteiro Lobato conta as aventuras de Narizinho e Pedrinho, netos de Dona Benta, em meio à natureza exuberante e personagens fantásticos, como a boneca Emília, a Cuca, o Visconde de Sabugosa e o Saci.
8. Dom Casmurro
Um dos livros mais conhecidos de Machado de Assis, considerado um dos maiores autores de língua portuguesa, Dom Casmurro recupera a história de Bentinho e Capitu. Os dois jovens se apaixonam desde a adolescência, mas têm obstáculos para viver o amor, já que a mãe de Bentinho, Dona Glória, promete a Deus que o filho será padre.
9. Amar, verbo intransitivo
Por fim, a obra de Mário de Andrade narra a chegada de uma professora de Alemão à casa dos Sousa, uma família extremamente religiosa e conservadora. Ao longo da história, o autor mostra como os valores da família são arraigados de contradições, explorando a intenção de Sousa Costa ao contratar Elza para dar aulas ao filho.
Quer saber mais sobre educação? Acesse o blog Novos Alunos!
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.