Comece 2024 com tudo: guia especial para você conquistar o 1º emprego
Nem sempre a falta de experiência profissional é uma barreira na conquista do primeiro emprego
Conhece aquele ciclo “não tenho oportunidade porque preciso de experiência, não tenho experiência, por isso, não consigo oportunidade”? Quando se trata do primeiro emprego, esse costumar ser o principal desafio. Mas a realidade é que há formas de contorná-lo e tornar-se um forte candidato, mesmo ao iniciar a carreira.
De forma geral, esse “despreparo” não está somente relacionado ao conhecimento técnico, mas também à desenvoltura para demonstrar ser o perfil adequado desde o currículo até a entrevista de emprego.
Por isso, destacamos algumas dicas que vão te ajudar a conseguir o primeiro emprego.
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
Vagas para primeiro emprego
Existem vagas em que a experiência profissional relacionada é, de fato, imprescindível – nessas, isso costuma estar destacado nos requisitos. Porém, nem sempre a falta de experiência profissional é uma barreira na conquista do primeiro emprego.
Muitas empresas preferem jovens que nunca tenham trabalhado. Isso oferece, para a companhia, vantagens como a oportunidade de moldá-los de acordo com seus interesses e perfil da vaga.
Para quem ainda está no Ensino Médio, o ideal são as oportunidades de Jovem Aprendiz, destinadas para esse público. Depois da faculdade, no entanto, procure por vagas de “analista”, que costumam ser destinadas a quem é recém-formado ou tem pouco tempo de formação.
Programa de trainee
Os programas de trainee são exemplos disso –tanto que a maioria tem previsto ações de desenvolvimento, como treinamentos e job rotation (rotação pelas áreas).
Porém, neles, a concorrência pode ser bem acirrada por conta das condições frequentemente atrativas desses programas, como salário e oportunidades de aprendizado. Profissionais com atitude, comprometimento e habilidades técnicas e sociais desenvolvidas costumam ter vantagem.
Instituições ou sites especializados
Outra opção de caminho para quem está em busca do primeiro emprego são os sites e as instituições especializados. Neles, é possível encontrar estágios e oportunidades de jovem aprendiz que normalmente não exigem experiência prévia.
O Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE) é um dos principais exemplos dessas organizações que criam pontes entre jovens trabalhadores e corporações de todo o Brasil.
Perfil profissional primeiro emprego: o que os recrutadores buscam?
Na hora da busca pelo primeiro emprego, recrutadores vão avaliar se a falta de experiências formais é compensada por outras atividades, que tenham ajudado o candidato a se desenvolver. Se a sua área requer habilidades técnicas, o ideal é que você busque formações que contemplem esses conhecimentos.
Isso vale para outros aspectos. Por exemplo, no processo seletivo para uma vaga que requer bastante trabalho em equipe, o avaliador pode tentar perceber seu nível de inteligência emocional. Estude e busque experiências alternativas relacionadas ao que é buscado no seu setor.
Para tanto, investigue oportunidades “ideias” para você abertas e anote os pontos em comum, que formam o perfil padrão que tem sido buscado. Aplicando-se para uma posição em específico, não esqueça de pesquisar a cultura da companhia e entender que tipo de profissionais preferem para compor o time.
Eles prezam autonomia e flexibilidade? Ou facilidade em respeitar normas e estabilidade? De acordo com esse tipo de valor, dá para “desenhar” o candidato que buscam.
De forma geral, os recrutadores procuram por profissionais em início de carreira que tenham disposição e iniciativa para aprender, além de capacidade de aprendizado. Também são valiosos o envolvimento em atividades extracurriculares, articulação para se comunicar e cuidados na escrita.
Currículo para primeiro emprego
O currículo é o primeiro contato do recrutador com o candidato. Ao mesmo tempo, dependendo do volume que tenha recebido, o recrutador gasta apenas alguns segundos para avaliá-lo. Por isso, o documento deve ser elaborado com muita clareza e objetividade.
Além disso, cuidado com os erros de português: eles são responsáveis por eliminar muitos candidatos. Afinal, as empresas não querem contratar alguém que faça um relatório, memorando, ou escreva um e-mail repleto de problemas de gramática.
Para evitá-los, sempre peça para alguém revisar seu CV antes de encaminhá-lo e sempre pesquise as palavras em que estiver com dúvida sobre a grafia. Na seção de objetivo, logo após seus contatos pessoais, descreva seu objetivo em uma ou duas frases.