Como a infraestrutura educacional influencia no aprendizado do aluno

As instalações da escola são cruciais para proporcionar um ambiente agradável e estimulante, uma vez que o aluno passa boa parte dos seus dias ali

12/12/2019 11:49 / Atualizado em 17/12/2019 14:51

Contar somente com bons professores, uma diretoria eficaz e alunos engajados não é o suficiente para obter bons resultados em uma instituição de ensino. Ter uma boa infraestrutura educacional e um planejamento consistente e dinâmico também são fatores fundamentais para assegurar um bom desempenho, tanto no aprendizado, quanto na formação integral do aluno.

Segundo o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro, o conceito de infraestrutura escolar compreende desde os itens básicos, como o fornecimento de energia elétrica, água, manutenção e limpeza dos ambientes, salas bem equipadas com móveis confortáveis e pátios de convivência, até espaços dedicados ao apoio didático.

Uma infraestrutura adequada para receber estudantes com diferentes necessidades faz parte da escola inclusiva
Uma infraestrutura adequada para receber estudantes com diferentes necessidades faz parte da escola inclusiva - iStock/Wavebreakmedia

Basicamente, as instalações da escola são cruciais para proporcionar um ambiente agradável e estimulante, uma vez que o aluno passa boa parte dos seus dias, por anos, nesse local. Assim, é imprescindível que as instituições busquem unir funcionalidade e aconchego.

Fornecendo recursos que auxiliam na aprendizagem

Os alunos, em suas diferentes faixas etárias, estão cada vez mais exigindo novos recursos didáticos. Afinal, com o avanço da tecnologia, eles também têm a necessidade de participar de aulas dinâmicas e tecnológicas para se sentirem motivados.

Portanto, as instituições de ensino devem investir em tecnologia e, simultaneamente, na capacitação dos professores, visto que é preciso ter mais do que conhecimento amplo sobre a disciplina, para que seja possível explorá-la a partir de uma nova perspectiva.

Os recursos tecnológicos precisam estar presentes em sala de aula. O uso de aparelhos eletrônicos — como tablets, notebooks e celulares — durante as aulas é uma necessidade que cresce juntamente com a evolução intelectual e cognitiva dos próprios estudantes. Nesse cenário, os educadores precisar estar cientes de que a educação tradicional, que utiliza apenas o livro didático e a lousa, não é mais suficiente para a realidade dos alunos das novas gerações.

Nesse sentido, fornecer recursos inovadores é essencial para estimular e engajar os estudantes, aumentando sua conexão com os conteúdos e facilitando o processo de aprendizagem.

O laboratório de informática, por exemplo, se torna um espaço indispensável dentro do ambiente escolar. Afinal, os alunos estão cada vez mais deixando de lado a antiga cartolina para usar o computador nas atividades propostas pelos professores, desenvolvendo-as usando programas como o Word, o Power Point, o Excel e outros.

Atividades pedagógicas mais interativas

Com tantos recursos tecnológicos, atividades interativas e estimulantes tornam-se uma realidade mais alcançável. É desejável que o aprendizado não aconteça apenas dentro da sala de aula, mas também ocupe outros espaços dentro da escola.

As salas-ambientes, locais específicos para criações artísticas e leituras, bem como os laboratórios de informática, ciência e robótica, por exemplo, possibilitam a execução de atividades pedagógicas que estimulam ainda mais o contato com o conteúdo ensinado. Em outras palavras, o aluno é estimulado a aprender também através da prática.

O processo de aprendizagem torna possível a motivação dos alunos — e sabemos que, quanto mais motivados, maiores são as chances de retenção de conhecimento e de participação nas atividades.

Garantindo a acessibilidade e a inclusão

Com as políticas de inclusão determinadas para crianças e adolescentes com alguma necessidade especial, seja ela de natureza física ou cognitiva, é necessário que as escolas estejam devidamente preparadas para recebê-los. E isso compreende todos: os educadores, os funcionários e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar.

Oferecer uma infraestrutura adequada para receber estudantes com diferentes necessidades faz parte da escola inclusiva. É necessário planejar rampas de acesso, que permitem melhor locomoção nas áreas externas e internas da instituição; oferecer equipamentos especiais, como computadores personalizados para cegos; além de possuir professores preparados para o atendimento  a todos que possuam alguma necessidade.

Quando há acessibilidade e inclusão, a escola assegura que todas as crianças e jovens tenham as mesmas oportunidades de ensino, independentemente de qualquer limitação física ou intelectual que possa trazer inicialmente consigo.

Facilitando a concentração dos alunos

Os ambientes com estrutura adequada para o ensino, como a biblioteca ou a brinquedoteca, facilitam a concentração dos alunos e, consequentemente, a absorção do aprendizado.

A biblioteca é um dos locais mais importantes de qualquer escola. Nela, os estudantes aprendem o significado de certas responsabilidades, como o cuidado com os livros e o respeito ao silêncio. Em retribuição, esse local deve ser atrativo, confortável e deve favorecer a concentração nos estudos.

Muitas escolas modernas também disponibilizam uma biblioteca virtual, que é bastante interessante e aderente aos alunos da nova geração. Esse ambiente é composto por um acervo tão completo quanto o físico, e ainda com um bônus: além de livros, ela traz outros tipos de materiais, como vídeos e áudios, que deixam a aprendizagem mais dinâmica e atrativa.

Esses novos modelos, mais próximos do cotidiano dos estudantes, constituem uma rica fonte de aprendizado, ratificando o quanto é importante a escola unir o ensino ao lúdico, fazendo com que os alunos compreendam que é possível aprender se divertindo.

Quer aprender mais? Continue lendo no blog Novos Alunos.