Como ajudar professores a melhorar a confiança de alunos que estão aprendendo inglês?
Muitos professores têm diversos desafios quando ensinam uma língua estrangeira aos seus alunos. Além de se atentarem a um conteúdo didático que ganhe a atenção e o interesse, entre muitos outros quesitos, um deles é cada vez mais frequente: desenvolver a confiança dos alunos. Pensando nisso, foi desenvolvido a Global Scale of English (GSE), ou seja, Escala Global de Inglês. Os recursos presentes nessa técnica auxiliam os professores a planejarem suas aulas, selecionarem os objetivos de aprendizado e monitorarem o progresso deste aluno, verificando o que ele precisa, em termos de vocabulário e gramática, para passar ao próximo nível da escala.
A GSE foi criada depois de uma pesquisa, organizada pela grupo de educação Person, com mais de 6 mil professores em mais de 50 países. Ela é uma escala de proficiência, que vai de 10 a 90 pontos, e um quadro de objetivos de aprendizagem. Estes objetivos descrevem o que os estudantes são
capazes de alcançar em cada um dos diferentes níveis de proficiência.
Sendo uma extensão do conhecido Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR – Common European Framework of Reference for Languages), a GSE, no entanto, se expande a um número maior de estudantes. Enquanto o CEFR tem como público-alvo adultos e jovens adultos para aprender o “inglês geral”, a GSE vai além e inclui objetivos de aprendizagem para o inglês acadêmico, o inglês profissional e o inglês para jovens de 6 a 14 anos.
Sabemos que quando os professores não apresentam um nível muito alto de inglês, é bastante comum que fiquem nervosos e foquem nas habilidades produtivas como falar e escrever, justamente porque não se sentem confiantes o suficiente para avaliar seus alunos. Embora a maioria dos alunos queira ser capaz de usar a língua, seja para a educação ou trabalho, tem sido difícil para os professores avaliar essas habilidades, pois eles perdem muito tempo corrigindo redações e fazendo testes orais. No entanto, com a introdução de avaliações digitais, isso se torna mais fácil por meio de uma escala. Com isso, é possível personalizar a jornada de aprendizado para cada aluno e professor.
A GSE foi desenvolvida com a premissa de estabelecer objetivos de aprendizagem de curto prazo que podem ser alcançados (em um período realista de tempo), permitindo que os professores mostrem o progresso, regularmente, aos alunos, com base em um planejamento cuidadoso das aulas.