Como concluir o ensino fundamental e médio de graça
Conheça as opções de cursos e avaliações para estudos de jovens e adultos
Mais da metade da população brasileira acima dos 25 anos não concluiu o ensino básico, segundo levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). O ciclo básico de aprendizagem termina quando o estudante se forma no ensino médio.
Além do diploma, um profissional que possui o ensino médio completo chega a receber um salário de até 36% a mais do que alguém que só estudou até o ensino fundamental.
Como terminar o ensino fundamental e médio
Uma das formas de concluir o ensino fundamental e médio de forma rápida para quem tem mais de 15 anos é o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame
- Etecs oferecem mais de 92 mil vagas em cursos gratuitos
O programa é voltado para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar nos cursos regulares dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio (1ª à 3ª série) que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar.
No estado de São Paulo, a Secretaria da Educação (Seduc-SP) oferece duas modalidades: a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que pode ser feita em quase mil escolas da rede estadual; e os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAS), locais específicos em que os estudantes contam com horários flexíveis (confira a lista aqui).
A alfabetização de jovens e adultos é de responsabilidade dos municípios. Para cursar uma das duas modalidade, procure uma escola municipal de sua cidade.
Para quem busca apenas o certificado tanto para o ensino fundamental quanto para o médio pode realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja).
EJA na capital paulista
Na capital paulista, durante todo o ano letivo, é possível realizar a matrícula para frequentar uma das modalidades da EJA, basta comparecer na secretaria da própria unidade onde deseja estudar.
A rede municipal de ensino oferece turmas do ensino fundamental, da alfabetização ao 9º ano, além de várias formas de atendimento. Podem participar pessoas de todas as idades, a partir de 15 anos. Clique aqui para saber quais escolas ofertam a EJA em sua região, ou ligue 156.
Conheças as modalidades da Educação de Jovens e Adultos
EJA Regular
É oferecida em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), no período noturno, com carga horária de 4 horas por dia, das 19h às 23h.
EJA Modular
Também é oferecida no período noturno em EMEFs, possui uma carga horária reduzida, de 4 horas, sendo apenas 2 horas e 15 minutos presenciais por dia, flexibilizando os horários de chegada e saída, ideais para quem trabalha e precisa de mais tempo para chegar à escola ou voltar um pouco mais cedo para casa.
Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs)
Nos CIEJAs a duração da aula também é de 2 horas e 15 minutos por dia. Porém, o grande diferencial é que algumas unidades oferecem opções de estudos nos períodos da manhã, tarde ou noite, sendo que você pode alternar a frequência, de acordo com a sua disponibilidade.
Movimento de Alfabetização Popular de São Paulo (MOVA/SP)
O MOVA mantém turmas de alfabetização nas comunidades, em espaços não escolares, para atendimento de jovens e adultos, nos períodos da manhã, tarde ou noite.
Centros Municipais de Capacitação e Treinamento (CMCTs)
Nos CMCTs os jovens e adultos podem frequentar cursos de formação profissional de curta duração nas áreas de panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de automóveis, corte e costura e auxiliar administrativo, nos turnos da manhã, tarde e noite.
As duas unidades localizam-se em São Miguel Paulista e Itaim Paulista (zona leste da cidade).