Como deixar o estresse de lado pós-Enem

Que o Enem acontece mais no fim do ano e até lá todo mundo precisa dar o sangue de tanto estudar isso já sabemos, mas e depois? Existe vida pós-Enem? Claro que existe. É preciso estar com a cabeça fria para tomar boas decisões na nova etapa que está por vir na vida do futuro universitário.

Os pais também podem ajudar e muito nesse processo. O  blog Novos Alunos, do grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu nove sugestões para relaxar e curtir a vida depois que o furacão passar:

Viajar, assistir séries, ler livros descompromissadamente são atitudes importantes para desestressar depois dos estudos
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Viajar, assistir séries, ler livros descompromissadamente são atitudes importantes para desestressar depois dos estudos

1. Viajar pelo mundo
Nada melhor para deixar realmente para trás o estresse e a ansiedade na espera pelo resultado do ENEM do que embarcar em uma viagem, de preferência para fora do Brasil, sem nenhuma preocupação na mala.

Além de possibilitar que o estudante se esqueça do nervosismo relacionado à prova, passeios desse tipo também são excelentes oportunidades para ampliar seus horizontes, conhecendo novos pontos de vistas e entrando em contato com situações mais do que propícias para a reflexão e a ocorrência de insightsfundamentais na hora de decidir o que fazer em seguida.

2. Fazer cursos de artes e ofícios
Para quem é curioso e não se cansa de aprender, o momento pós-ENEM pode ser perfeito para se dedicar a pequenos prazeres para os quais não houve tempo no ano que passou. Cursinhos práticos de fotografia, artes plásticas, culinária, teatro ou outro ofício de interesse do estudante são um ótimo jeito de aprender algo novo sem a pressão da escola.

Essas são aulas mais descontraídas, com muito trabalho manual ou corporal e focadas em se divertir no lugar de conseguir boas notas. Assim, elas podem contribuir para tirar a mente do adolescente das preocupações quanto à prova e, ainda, fazê-lo pensar sem ansiedade nos caminhos que poderá seguir no futuro.

3. Desenvolver um novo hobby
Tem algo que seu filho sempre quis aprender, mas ao qual não pôde se dedicar por causa da rotina atribulada na reta final do ensino médio? Então por que não aproveitar o momento entre o ENEM e o Sisu para mergulhar de cabeça em um novo hobby?

Aprender japonês, começar a fazer tricô, estudar história da arte, jogar xadrez: este é o tempo de experimentar e deixar-se levar por essas vontades sem medo! Quem sabe a novidade não acabará sendo útil em na vida acadêmica e profissional que está por vir?

4. Ler livros por diversão
Todo vestibulando sabe que a carga de leitura para quem está no finalzinho do ensino médio não é nada leve, e com isso, claro, sobra pouquíssimo espaço e energia para abrir um livro simplesmente porque queremos lê-lo.

Se durante a preparação seu filho nem conseguia olhar para seus autores preferidos, que ficaram ali empoeirando-se na mesa de cabeceira, agora não há mais motivo para adiar suas leituras favoritas. Dos quadrinhos aos posts de seus blogueiros mais queridos, ler também pode ser uma maneira de relaxar a mente enquanto viaja por mundos imaginários.

5. Passar tempo com os amigos e a família
Desde que o assunto “resultado do ENEM” e “escolha da carreira” não fique voltando constantemente nas conversas com amigos e familiares, a companhia dessas pessoas pode ser tudo o que o estudante precisa para tirar a cabeça da prova e limpar sua mente para encarar o que vem adiante.

Incentive seu filho a aproveitar o tempo livre para estar com quem mais gosta e matar toda a saudade acumulada durante o ano de preparação intensiva que acabou!

6. Assistir a filmes e séries
Outra fonte riquíssima de aprendizado e reflexão sobre os próximos passos a serem dados na vida são os filmes e seriados.

Seja no cinema ou em casa, sozinho ou com os amigos, assistir aos conflitos e superações dos personagens das telinhas ou telonas contribui para que o estudante reduza o nervosismo e, ao mesmo tempo, reflita quase inconscientemente sobre o que gostaria de fazer no futuro, sobre que tipo de “herói” gostaria de ser e como pode chegar lá.

Gostou? Continue lendo o artigo aqui.