Como se preparar para o Enem na reta final
Nos dias 24 e 25 de outubro será aplicada a prova do Enem e com o prazo se encurtando é essencial que os inscritos possam planejar sua reta final otimizando sua revisão.
O Exame Nacional do Ensino Médio, criado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) consiste em um sistema de avaliação que tem como objetivo avaliar os estudantes de escolas públicas e particulares e serve também como porta de entrada para a maior parte das universidades brasileiras.
Faltando quase um mês para a prova do Enem é vital que os candidatos foquem em como encarar esta reta final. Gerenciar bem o tempo e as prioridades a fim de que revisar os conteúdos é o grande desafio neste período restante.
Foi pensando nisto que o pessoal do Reta Final do Enem separou algumas dicas para como estudar para o exame neste momento onde o prazo está se esgotando. Confira algumas dicas:
- Aprofunde o que você tem domínio básico
De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, é mais eficiente o candidato aprimorar o que ele já sabe. “Se após três anos do ensino médio ainda há informações ou conceitos que ele não tem nenhum domínio, o ideal é deixar de lado e focar naquilo que ele sabe que pode ainda melhorar”.
- Exercite a sua interpretação
Sendo o Enem uma prova conhecida por exigir do aluno muita leitura e interpretação, o professor acredita que é fundamental o treinamento prático nesse prazo final. “Os estudantes acham que já dominam isso, mas até os que sabem podem ser derrotados pelo tempo”, diz. “Tem questões que ocupam meia página, então o aluno que intensificar as estratégias práticas vai ter vantagem”.
- Estude tópicos fundamentais
Focar o estudo nos tópicos fundamentais como, por exemplo, questões que abrangem o meio ambiente, relações de trabalho, urbanização e sociedade moderna são essenciais para quem já não tem muito tempo a perder e deseja um bom desempenho no Enem.
- Treine a sua dissertação
Área de conhecimento importante da nota final do Enem, a redação exige que o candidato demonstre domínio do gênero dissertativo-argumentativo e esteja sintonizado com as atualidades do Brasil e do mundo. “O aluno precisa conhecer as características da dissertação. A partir daí, ele deve observar bem o tema cobrado, que geralmente envolve alguma atualidade, e ter cuidado com a coerência, coesão e a estética do texto”, diz Alex Sander Costa Figueiredo, professor de redação, português e literatura do colégio Magnum Buritis.
- Busque temas sociais
Por fim, mas não menos importante é interessante que os inscritos tenham conhecimento sobre a sociedade que o cerca. Os temas de redação do Enem costumam abranger conteúdos de cunho sociológico ou filosófico, assim é interessante estar ligado e dominar assuntos sociais recorrentes.
Se você curtiu essas dicas e quer saber um pouco mais sobre como turbinar a sua redação, baixe gratuitos dois e-books: o Guia da Revisão e o Guia Definitivo Redação Nota 1000 no Enem na página do Reta Final do Enem. Garanta o seu e acompanhe as dicas!