Confira oito maneiras de ter um ano escolar sustentável

Dicas para fazer do seu ano escolar algo mais sustentável

Se uma de suas resoluções de ano novo foi ter um estilo de vida mais saudável e sustentável, uma boa época para colocar a atitude em prática é o começo do ano escolar.

Marcado por excessos, principalmente nas compras, o planejamento nesse momento costuma ser pouco cuidadoso — mas pequenas atitudes podem diminuir os impactos ambientais! Veja abaixo algumas dicas de como respeitar o seu dinheiro e o planeta na volta às aulas.

1. Faça você mesmo a sua lista de material

Ao invés de levar à loja a lista que a instituição de ensino recomendou, vá marcando os materiais que você já tem em casa ou que sobraram no ano anterior e que podem ser aproveitados. Caso ache alguma quantidade excessiva, anote e compre apenas o necessário. Se for preciso, você pode fazer uma reposição no segundo semestre.

2. Vá às compras em grupo

Muitas vezes as embalagens de canetas, borrachas e outros itens de papelaria contêm muitas unidades do mesmo produto, que você não irá precisar ao longo do ano. Evite o desperdício ao dividir esses pacotes com outros colegas.

3. Reaproveite seu caderno

Arranque as folhas que acabaram vazias no ano anterior e faça uma nova capa! Não deixe de usar a frente e o verso de cada uma delas. Além de tomar uma atitude sustentável, você ainda pode exercitar sua criatividade!

4. Quando precisar comprar, escolha os itens certificados

Os materiais ecológicos, como os lápis de madeira certificada, danificam menos a natureza e contêm menos elementos químicos que podem prejudicar a saúde. Evite o que for feito de plástico: réguas e apontadores de metal, por exemplo, são menos poluentes. Calculadoras solares também são as melhores opções.

5. Aproveite livros usados

A maioria dos sebos têm exemplares em ótimas condições de uso. Livros didáticos são mais difíceis de serem encontrados, mas você pode promover uma troca entre os estudantes! Converse com a coordenação e sugira alternativas, como uma coleta anual de material usado.

6. Reveja a sua área de estudos em casa

Cheque se as lâmpadas são econômicas e se você tem uma lixeira reciclável disponível para descartar os papéis adequadamente. Evite deixar o computador ou tablet na função stand-by e, se possível, prefira estudar com a luz do dia.

7. Separe o seu lanche

Ao invés de comprar alguma besteira para comer na rua, leve o seu lanche de casa. Evite envolvê-lo em papel alumínio ou saquinho plástico e prefira algum recipiente reutilizável. O mesmo cuidado vale para a água e café: não use os copos descartáveis, mas leve a sua garrafinha ou caneca.

8. Vá de carona

Deixe o carro em casa ou faça um revezamento com quem mora perto de você. Dependendo da distância, aproveite pelo menos algumas vezes na semana para caminhar até a escola — além de tudo você aproveita o trajeto!

Não se esqueça de que essa postura não vale só para o começo do ano! Para manter o seu planejamento sustentável, compartilhe também as suas atitudes com as outras pessoas do grupo, para que troquem ideias. Articular a comunidade é a melhor opção para manter uma boa gestão e deixar um legado para o futuro.