Confira programa de bolsas no exterior para estudantes LGBTQIA+

Organizações oferecem bolsas de estudo voltadas a estudantes LGBTQIA+ e buscam aumentar a diversidade dentro das instituições

Conteúdo por Estudar Fora
25/06/2025 15:30

Cursos voltados para estudos de gênero e sexualidade não são novidade nas universidades estrangeiras. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos a temática já é explorada desde os anos 1960.

A Cornell University, por exemplo, fundou em 1969 o departamento de Women’s Studies, antecessor dos Estudos de Gênero e Sexualidade. Na década de 70 e de 80, surgiram mais departamentos e institutos voltados ao tema, tratando de assuntos ligados à população LGBTQIA+.

A bolsa na Universidade da Califórnia (UCLA) é destinada a calouros do primeiro ano de graduação
A bolsa na Universidade da Califórnia (UCLA) é destinada a calouros do primeiro ano de graduação - LPETTET/iStock

Mesmo entre as universidades que ainda não têm programas de mestrado, PhD ou mesmo especializações na área, ganham força iniciativas estudantis para a população LGBT. Coletivos de alunos e alunas organizam colóquios e reuniões sobre temas relacionados, como o Women’s, Gender, and Sexuality Studies Graduate Colloquium, da Universidade Yale.

Opções de bolsas para estudantes LGBTQIA+

Há também organizações que oferecem bolsas de estudo voltadas a estudantes LGBTQIA+ e buscam aumentar a diversidade dentro das instituições. Pensando nesse tipo de auxílio financeiro, a Catraca Livre e o portal Estudar Fora selecionou algumas opções. Veja abaixo:

Bill 7 Award

Bolsas são para alunos que que se identificam como lésbica, gay, bissexual, transgênero, bissexual ou queer
Bolsas são para alunos que que se identificam como lésbica, gay, bissexual, transgênero, bissexual ou queer - Divulgação/Bill 7 Award

As bolsas são destinadas a pessoas sem condições financeiras que se identificam como lésbica, gay, bissexual, transgênero, bissexual ou queer. Para se candidatar, é preciso ter uma carta de aceite para um curso pós-secundário em uma instituição de ensino em Ontário, no Canadá. Inscrições até o dia 1 de agosto. Veja mais informações aqui.

Point Foundation

A Point Flagship Scholarship apoia estudantes LGBTQIA+ em cursos de graduação, pós-graduação e doutorado em universidades dos Estados Unidos. Os bolsistas recebem apoio financeiro, acesso a vários programas de desenvolvimento de liderança, orientação, treinamento e o apoio de uma comunidade de acadêmicos e ex-alunos. As inscrições geralmente abrem em setembro. Mais informações aqui.

UCLA Lambda Alumni Association Scholarship

A bolsa na Universidade da Califórnia (UCLA) é destinada a calouros do primeiro ano de graduação. Para se candidatar, é preciso se identificar como lésbica, gay, bissexual, queer ou transgênero. A preferência é dada àqueles que estão comprometidos com a liderança na causa LGBTQ+. Mais informações aqui.

ROMBA LGBTQIA+ Fellowship

O programa, destinado a candidatos de MBA, oferece uma bolsa mínima de US$ 20.000 e acesso a uma programação exclusiva de liderança, incluindo um retiro. Para participar, é preciso se candidatar diretamente em instituições de ensino dos EUA. Mais informações aqui.

The Association of LGBTQIA+ Journalists Scholarships

A associação oferece algumas bolsas para jovens da comunidade LGBTQIA+ que buscam uma carreira no jornalismo. Para se candidatar, é preciso te ruma oferta de pós-graduação em comunicação em alguma instituição dos Estados Unidos. Mais informações aqui.

Rainbow Scholarship

O ESMT (European School of Management and Technology), em Berlim, incentiva especialmente que candidatos LGBTQ+ se inscrevam na Rainbow Scholarship. As bolsas estão disponíveis nas seguintes modalidades:

  • Full-time MBA – duas bolsas de 5 mil euros
  • Part-time MBA – uma bolsa de 4 mil euros
  • Executive MBA – uma bolsa de 9.720 euros disponível para candidatos autofinanciados.

Na inscrição, é preciso responder a pergunta: “Como você contribuiu para as causas LGBTQ+ e impactou a comunidade?”. Mais informações aqui.