Conheça 5 segredos de quem foi aprovado em medicina
Não é surpresa para ninguém que a área da saúde é uma das mais disputadas nos vestibulares do país, principalmente o curso de medicina. Só na Fuvest, por exemplo, a relação de candidatos por vaga no vestibular de medicina em 2016 ficou em 58,75.
O curso também é conhecido por ser o que exige a melhor preparação dos candidatos. Assim, qualquer errinho ou escorregada, por menor que seja, pode representar a reprovação e mais um ano inteiro de estudos e dedicação.
Que tal saber alguns segredos de quem já foi aprovado no temido vestibular de medicina? Confira as dicas abaixo:
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
1. Seguir um cronograma estruturado
Não adianta: quem quer passar no vestibular de medicina deve, obrigatoriamente, dedicar um tempo considerável de seus dias para que o objetivo seja alcançado. Mais do que isso, é imprescindível que o estudo seja bem planejado e estruturado.
É preciso pensar direitinho na quantidade de horas diárias que devem ser dedicadas ao estudo das matérias abordadas no exame. Nesse sentido, uma boa estratégia é intercalar disciplinas da área de exatas, como matemática e física, com as da área de humanas, como literatura e história, para não cansar demais o cérebro estudando o mesmo assunto durante muito tempo.
Também é importantíssimo reservar períodos semanais para a escrita de redações, a leitura de livros obrigatórios e a atualização sobre notícias do Brasil e do mundo. Em meio a tanta informação, fica mais que clara a importância de organizar metodicamente tudo isso, para que cada detalhe possa ser estudado com calma.
2. Priorizar matérias de maior peso
Geralmente, as matérias abordadas nas provas de vestibular possuem pesos distintos, conforme o curso escolhido pelo candidato. No caso da medicina, biologia e química costumam ser as disciplinas que mais contam pontos a favor (ou contra) no cálculo da nota final. Por isso, os alunos aprovados no vestibular de medicina certamente se dedicaram com muito mais afinco ao estudo dessas matérias.
Como cada ponto é extremamente valioso para a aprovação, sair-se bem nas disciplinas que contam mais pontos é uma estratégia certeira para quem deseja se tonar médico.
Clique aqui e confira todas as dicas no blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).