Conheça Miles Soloman, o estudante que corrigiu dados da NASA
O estudante britânico Miles Soloman, de 17 anos, descobriu (sozinho) que dados no registro dos níveis de radiação na Estação Espacial Internacional estavam sendo gravados incorretamente.
De acordo com a reportagem da BBC, a NASA, agência espacial americana, respondeu o jovem e agradeceu a correção – que ninguém mais tinha notado. Além disso, convidou Miles para ajudar a analisar mais de perto o problema.
Como ele descobriu? Ao observar os bits mais baixos de energia numa sessão – durante a estadia do astronauta Tim Peake na estação espacial –, o jovem identificou que quando nada chegava ao detector, uma leitura negativa era gravada.
Não se pode obter energia negativa, logo, os dados estavam errados, pois apresentavam -1 energia. O estudante e seu professor de física, James O’Neill, entraram em contato com a NASA, que acreditava que o erro só estivesse ocorrendo uma ou duas vezes por ano. Na verdade, eram várias vezes ao dia.
A descoberta aconteceu durante o projeto TimPix do Instituto de Pesquisa em Escolas (IRIS, na sigla em inglês). A iniciativa envolve alunos de todo o Reino Unido e os desafiam a trabalhar com dados da estação espacial.
- Leia o artigo completo na BBC Brasil.