Conheça a universidade americana que não tem professores
Tal qual o Facebook é para a comunicação e o Airbnb é para hotelaria convencional, a universidade 42 veio para revolucionar o atual sistema de ensino superior, de modo que põe em prática o que se chama de aprendizado colaborativo. Sim, não há livros nem professores lá.
O primeiro campus da 42 surgiu em Paris há três anos, sob a responsabilidade de Xavier Niel, um empresário e milionário do setor de tecnologia. Agora, a universidade acaba de se instalar no Vale do Silício, na Califórnia.
De acordo com reportagem da BBC, o objetivo é receber por ano mil estudantes interessados em aprender sobre programação de computadores e desenvolvimento de software. Durante as “aulas”, os alunos fazem projetos em grupos e dão pitaco no trabalho uns dos outros.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Conforme o curso vai passando eles vão avançando de nível e competem com um mesmo projeto, como se fosse as fases de um jogo. Os estudantes se formam quando chegam ao nível 21, o que leva de três a cinco anos.
Ainda segundo a BBC, muitos do que se formaram lá trabalham hoje em grandes empresas como IBM, Amazon e Tesla. Outros, inclusive, criaram suas próprias companhias.
Leia aqui o artigo completo.