Consulta ao Pé-de-Meia ficará disponível no app Jornada do Estudante
Estudantes poderão conferir a elegibilidade para o programa Pé-de-Meia do MEC através do aplicativo Jornada do Estudante
A partir da próxima quarta-feira, 20, os alunos do ensino médio matriculados na rede pública terão acesso à verificação de sua inclusão no Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC), uma espécie de reserva financeira para estudantes do ensino médio. A informação estará disponível no aplicativo gratuito Jornada do Estudante.
Lançado em junho de 2022, o app possibilita a comunicação direta e sem custo entre o MEC e estudantes de todo o país, oferecendo o acompanhamento dos registros escolares e documentos digitais em tempo real.
A nova versão do aplicativo estará disponível gratuitamente a partir de 20 de março nas lojas Google Play e App Store.
- Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame
- Etecs oferecem mais de 92 mil vagas em cursos gratuitos
- 8 dicas de ouro para colocar em prática a 12 dias do Enem
- Enem 2024: passo a passo de como consultar o local de prova
O MEC ressalta que a lista de beneficiários do Pé-de-Meia não é final, pois as informações estão sendo atualizadas pelas redes de ensino, podendo incluir novos estudantes matriculados durante o ano letivo.
Pé-de-Meia
A plataforma virtual do MEC também fornecerá orientações sobre a poupança do estudante do ensino médio, além do calendário de pagamentos das parcelas.
Seguindo o cronograma, o MEC realizará o pagamento do Incentivo-Matrícula do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, entre 26 de março e 3 de abril, de acordo com a data de nascimento dos alunos.
Os valores serão depositados automaticamente em contas digitais abertas pela Caixa Econômica Federal em nome dos estudantes.
No aplicativo, os estudantes poderão verificar registros de frequência e conclusão, informações sobre o Enem, status de pagamentos, entre outros.
O Programa Pé-de-Meia é um incentivo financeiro-educacional pago aos estudantes matriculados no ensino médio público, podendo chegar a até R$ 3 mil anuais por beneficiário, conforme legislação recente.
*Com informações da Agência Brasil e do Ministério da Educação.