CPS abre curso gratuito e on-line de empreendedorismo para professores
Professor Empreendedor ensina docentes a transformar pesquisas acadêmicas em oportunidades de negócio
O Centro Paula Souza (CPS) lançou a segunda edição do programa Professor Empreendedor, um curso de extensão on-line e gratuito organizado pela Inova CPS. Para participar, os interessados devem apresentar um projeto acadêmico em andamento que envolva estudantes.
As inscrições estão abertas até 6 de agosto e podem ser feitas pelo site inova.cps.sp.gov.br.
Segundo informações disponibilizadas no site oficial da instituição, o curso, com 80 horas de duração distribuídas em 12 encontros semanais, será ministrado de forma on-line, ao vivo, por professores que atuam como agentes de inovação do CPS. As aulas também ficarão disponíveis na plataforma para acesso posterior.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Os temas abordados incluem conceitos de empreendedorismo, direitos de propriedade, design thinking, gestão de projeto, prototipagem, estudo de mercado, viabilidade, fontes de investimento e ferramentas de modelagem de negócios Canvas. Os participantes também terão acesso a mentorias para construção e validação do plano de negócios.
O programa Professor Empreendedor faz parte da política de gestão de propriedade intelectual e inovação tecnológica do CPS, que é reconhecido como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) pelo Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip).
Entre as iniciativas, estão a geração de conhecimento e parcerias para desenvolver produtos, processos e serviços inovadores, incentivando a competitividade por meio de pesquisa aplicada e interação entre setor produtivo e ambiente acadêmico.
O programa é destinado a docentes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como outras instituições de ensino, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. Serão selecionados 20 projetos com base em critérios como inovação e viabilidade de mercado. Cada proposta pode conter até três integrantes. Os resultados serão divulgados em 9 de agosto, e as atividades acontecerão no segundo semestre.
Centro Paula Souza (CPS)
O Centro Paula Souza (CPS) é a autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pela administração das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), além das classes descentralizadas, em cerca de 360 municípios.
Atualmente, as Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio, enquanto o número de matriculados nas Fatecs nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. A instituição também oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).