Últimas notícias:

Loading...

6 livros para crianças que ajudam a desenvolver o hábito de leitura

Lista reúne bons livros para despertar o interesse em ler

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Pela relevância da leitura no desenvolvimento cognitivo, psicológico e emocional, é fundamental estimular o hábito de ler desde a infância. Muitos responsáveis, no entanto, ficam em dúvida sobre como transformar o contato com os livros em um costume agradável — e não em uma imposição entediante.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), selecionou alguns títulos que abrem portas para que a leitura se torne uma opção de lazer que será cultivada ao longo da vida. Confira!

Crédito: Paul Stachowiak/PixabayLivros que ajudam a desenvolver o hábito de leitura

Dicas de leitura

1. O Mistério do Coelho Pensante

O primeiro livro da nossa seleção é “O Mistério do Coelho Pensante”, que traz a história de Joãozinho, um coelho que vivia preso em uma gaiola, mas que tomou coragem e decidiu fugir para conhecer novos lugares, ter diferentes experiências e provar comidas únicas.

Elaborado por ninguém menos que uma das maiores escritoras da língua portuguesa, Clarice Lispector, essa trama brinca com o imaginário infantil e traz discussões muito importantes, entre os desenhos e a narração, sobre a vida animal — fazendo com que os pequenos aprendam a respeitar e a valorizar a natureza.

A partir daí, a história mostra a importância da liberdade e explora como ela muda ao longo das diferentes fases da vida e, inclusive, que é algo de que nem todo mundo desfruta.

2. O Monstro das Cores

“O Monstro das Cores”, por sua vez, mistura ilustrações e textos curtos para apresentar a história de um pequeno monstro que descobre ter emoções diferentes, cada uma representada por uma cor específica, mas que não consegue lidar direito com elas. Por conta disso, ele acaba bolando um plano para conseguir organizá-las e não ter problemas.

Esse é um tipo de livro que tem um forte apelo lúdico e imaginativo, além de ser muito rápido de ler. Porém, o mais interessante nele é o fato de fazer um convite aos mais novos para que reflitam e também aprendam sobre as próprias emoções, o que elas representam e como influenciam nas relações deles com sua família e seus amigos.

3. O Fantástico Mistério de Feiurinha

Crédito: Pexels6 livros para crianças que ajudam a desenvolver o hábito de leitura

Outra das sugestões de livros para crianças é “O Fantástico Mistério de Feiurinha” — e isso não é à toa. Afinal de contas, a obra se propõe a discutir o que acontece depois do fim dos contos de fadas, ou seja, sobre qual seria o final das princesas e dos príncipes que viveram inúmeras aventuras por amor.

Para revelar esse segredo, o autor apresenta uma princesa bem distinta e nada popular: a Feiurinha. Porém, ela acaba sumindo misteriosamente e deixa todos bastante preocupados, o que faz com que várias heroínas (como Branca de Neve, Rapunzel e Cinderela) se reúnam para tentar resgatá-la.

Esse título é uma ótima pedida porque, além do tom aventureiro que cerca cada capítulo, as crianças aprendem sobre o valor da amizade e do companheirismo e, o mais importante, que ser diferente não é ruim. É algo que faz parte da magia da vida.

4. Viagem ao Centro da Terra

Em “Viagem ao Centro da Terra”, um dos maiores clássicos de Júlio Verne, conhecemos a vida do professor Otto, um homem que descobre uma suposta forma de viajar até o centro da Terra e decide embarcar nessa jornada ao lado de dois companheiros.

Porém, sair da superfície e ir em direção ao núcleo do planeta não será uma missão fácil. Prova disso é que os três exploradores vão enfrentar inúmeros desafios que envolvem desde animais que estavam extintos até criaturas fantásticas.

Esse livro é considerado por muitos como uma obra-prima da fantasia, capaz de aguçar a curiosidade como poucos conseguem e de levar a imaginação dos leitores aos mais diferentes lugares.

No entanto, ele é mais que isso, pois traz muitos conhecimentos de ciências e geografia de maneira dinâmica e instrutiva, além de mostrar a importância de cada pessoa seguir os seus sonhos, ser resiliente e não ter medo de errar.

5. A África Recontada para Crianças

Além dos títulos que já foram falados, há outro que não poderia faltar aqui: “A África Recontada para Crianças”. Isso porque ele traz contos e fábulas de países africanos que compartilham a língua portuguesa com o Brasil, como Angola e Cabo Verde.

A garotada costuma gostar dessa obra justamente por ter a oportunidade de aprender, de forma didática, leve e divertida, sobre outros lugares e seus modos de vida. Isso sem mencionar, é claro, o mergulho na história e na geografia que cercam o continente africano.

E há de tudo um pouco nesse livro, viu? Desde a cultura e as tradições locais até os detalhes das cidades em contraste com a natureza de cada nação. Tudo isso permeado de ensinamentos sobre respeito e igualdade, que ajudam a formar adultos mais empáticos com o próximo.

6. O Ladrão de Raios

Por último, há “O Ladrão de Raios”, que conta as aventuras de Percy Jackson, um garoto que é um semideus e se vê diante de um grande problema: o roubo de um objeto precioso para os deuses do Olimpo. A partir daí, ele precisa provar o seu valor e lutar contra poderosas criaturas para resgatar o item e evitar que os deuses queiram se rebelar contra o mundo.

A narrativa, que é cheia de referências históricas e mitológicas da Grécia Antiga, reforça o papel da coragem nas nossas vidas, da confiança no outro e da importância da paz. Um bônus dessa leitura é que ela se trata do primeiro volume de uma saga de livros para crianças: “Percy Jackson e os Olimpianos”. Portanto, os pequenos vão ficar cheios de curiosidade de saber quais as próximas histórias do jovem semideus.

Há muitos livros que estimulam o gosto pela leitura e fazem conexões com assuntos que as crianças verão ou estão vendo na escola, e despertando a curiosidade e a vontade de aprender mais sobre o mundo.

Quer mais dicas para a educação dos pequenos? Acesse o blog Novos Alunos!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.