Cursinho popular oferece aulas gratuitas voltadas para o Enem

As aulas são transmitidas ao vivo, em formato online, o que possibilita que adolescentes e adultos de diferentes localidades acompanhem as disciplinas

23/06/2025 10:33

O Cursinho Popular do Centro Zoia Prestes de Educação Multidisciplinar (CeZPEM) oferece aulas preparatórias gratuitas voltadas especificamente para o conteúdo da grade regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o objetivo de ampliar oportunidades de acesso ao ensino superior, o projeto já conta com mais de 900 alunos matriculados, mais de 450 professores voluntários remunerados e cerca de 100 cursos ofertados.

CeZPEM é voltado para jovens e adultos que querem fazer o Enem, mas que não tem condições de pagar por um cursinho particular
CeZPEM é voltado para jovens e adultos que querem fazer o Enem, mas que não tem condições de pagar por um cursinho particular - Wavebreakmedia/iStock

As aulas são transmitidas ao vivo, em formato online, o que possibilita que adolescentes e adultos de diferentes localidades acompanhem as disciplinas com flexibilidade. Durante as sessões, os estudantes têm a oportunidade de esclarecer dúvidas em tempo real, aproximando-se da experiência tradicional de cursinho presencial, mas sem os custos normalmente associados a essa modalidade.

A iniciativa mantém uma preocupação constante em remunerar os professores, ainda que seus recursos provenham exclusivamente de financiamento coletivo.

O CeZPEM funciona como uma frente do Coletivo Soberana, e aposta em modelo colaborativo que une solidariedade, educação pública e tecnologias educativas. A infraestrutura organizacional do projeto é robusta e conta com mais de 25 equipes envolvidas na coordenação de atividades, produção de conteúdo, tecnologia, comunicação e apoio pedagógico.

Quem pode se inscrever no cursinho gratuito preparatório para o Enem?

Podem se inscrever no cursinho alunos que estejam concluindo ou já tenham concluído o ensino médio e desejam se preparar para o Enem com apoio especializado. As inscrições são realizadas por meio do próprio site do CeZPEM (acesse aqui e preencha o formulário), com um formulário simples que garante o cadastro dos interessados.

A existência do projeto depende diretamente do apoio da sociedade. Quem desejar colaborar pode contribuir via financiamento coletivo, ajudando a manter a remuneração dos professores e a continuidade das aulas gratuitas, basta acessar aqui.