Curso de tecnologia: programa oferece 60 bolsas gratuitas de formação em Java para mulheres e pessoas pretas

Ser+Tech da Núclea Associação oferece de mentorias de carreira até simulações de entrevistas para preparar os participantes para o mercado de tecnologia

Conteúdo por Núclea Associação
14/01/2026 17:45

O setor de tecnologia é um dos que mais contratam no mundo, mas, mesmo assim, ainda falta mão-de-obra qualificada. O programa Ser+Tech surge justamente para resolver esse dilema e oferecer oportunidade de formação gratuita para grupos que ainda não têm a devida representatividade na área.

A boa notícia é que o programa da Núclea Associação está até o dia 1º de fevereiro de 2026 com inscrições abertas para 60 bolsas integrais para mulheres e pessoas autodeclaradas pretas ou pardas que tenham interesse em iniciar formação em Back-end Java, uma das áreas que mais empregam no mundo.

Programa da Núclea Associação oferece 60 bolsas integrais para mulheres e pessoas autodeclaradas pretas ou pardas que tenham interesse em iniciar formação em Back-end Java
Programa da Núclea Associação oferece 60 bolsas integrais para mulheres e pessoas autodeclaradas pretas ou pardas que tenham interesse em iniciar formação em Back-end Java - iStock - Banco de Imagens

Durante o programa, os participantes recebem mentorias de carreira, simulações de entrevistas e meetups ao vivo.

O objetivo é preparar os bolsistas para conquistar uma oportunidade no mercado de tecnologia, além de avançar para uma trilha complementar de conteúdo em Go (Golang), entre os 30 participantes que apresentarem o melhor desempenho no programa.

A formação será realizada em parceria com a Ada Tech e para fazer sua inscrição é só clicar aqui.

O que vem aí no Ser+Tech em 2026

Em 2026 o Ser+Tech prevê a abertura de mais 10 novas turmas de cursos alinhados às principais demandas do mercado de tecnologia. Para acompanhar o anúncio das vagas e o processo seletivo, acesse aqui o site da iniciativa.

A formação é voltada para mulheres, profissionais 50+, jovens em situação de vulnerabilidade econômica, pessoas pretas, indígenas, LGBTQIAPN+ e outros grupos sub-representados na área de tecnologia.

Criado em 2022, o Ser+Tech nasceu com o propósito claro de democratizar o acesso à educação tecnológica, contribuir para a redução das desigualdades sociais e acelerar a entrada de novos talentos no mercado.

As formações preparam os alunos para desenvolver algumas das habilidades mais procuradas do mercado, como Inteligência Artificial, Cibersegurança, Linguagens de Programação e Ciência de Dados, ampliando suas possibilidades de carreira e atuação no setor de tecnologia.

Além disso, quem participa do programa recebe apoio socioemocional e desenvolve soft skills, aquelas habilidades comportamentais que vão te ajudar a se destacar na carreira.

A expansão do Ser+Tech busca fortalecer o compromisso da Núclea Associação com educação acessível, empregabilidade e transformação de realidades.

Sobre a Núclea Associação

A Núclea Associação é a vertente sem fins lucrativos da Núclea S.A., uma das maiores empresas de tecnologia para o mercado financeiro no Brasil. A organização atua para democratizar conhecimento em tecnologia, impulsionar empregabilidade e transformar realidades por meio da educação acessível.

A Núclea S.A. é um dos maiores players de tecnologia do mercado financeiro brasileiro, com foco em inteligência de dados e tecnologia, a empresa é responsável por soluções críticas que sustentam a infraestrutura financeira nacional e agora avança também no trabalho de impacto social.