Curso gratuito da USP ensina noções básicas sobre fake news
O curso é destinado a pessoas com 60 anos ou mais e residentes em São Carlos e região
Em um ano de eleições, a desinformação e as fake news se tornam ainda mais preocupantes. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, está com inscrições abertas para curso gratuito que aborda esses temas para pessoas idosas.
Coordenado pela professora Kamila Rios da Hora Rodrigues, o curso ocorrerá no dia 30 de julho, à tarde, com duração de quatro horas.
O objetivo é capacitar o público idoso a identificar e evitar a propagação de informações falsas. Além disso, permitirá que avaliem e compreendam como essas notícias impactam o dia a dia e os prejuízos da desinformação na saúde pública, por exemplo.
- Reduza o risco de demência em 18% com essas 6 mudanças diárias
- Os sintomas da doença que causa a 3ª maior taxa de aposentadoria por invalidez
- Wolverhampton x Nottingham: Aproveite a odd 8.50 para Larsen marcar
- Folha de louro: benefícios e como usar na geladeira
Curso gratuito da USP ensina noções básicas sobre fake news
As inscrições devem ser feitas através do Sistema Apolo até 26 de julho. Para fazer a inscrição no curso clique aqui.
Caso a pessoa tenha dificuldade de se inscrever usando o sistema, poderá entrar em contato com a monitora Caroline Lira pelo e-mail [email protected], que oferecerá assistência para a inscrição.
Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, sendo necessário um mínimo de 10 inscritos para a realização do curso.
Os participantes, que devem ter mais de 60 anos e ser residentes de São Carlos ou região, serão selecionados por ordem de inscrição. Para garantir o certificado de realização do curso, os inscritos devem participar da oficina durante todo o período.
Os organizadores destacam que a atividade é uma chance de adquirir conhecimentos essenciais para navegar com segurança no mundo digital, especialmente em tempos de tantas incertezas e informações equivocadas circulando pela internet, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e preparada para enfrentar os desafios da era digital.
Com informações do Jornal da USP