Curso gratuito de empreendedorismo para jovens abre vagas em SP

O curso é dividido em quatro módulos e tem duração de dois meses

13/06/2024 20:01

Tem interesse em abrir um negócio ou se capacitar em atividades empreendedoras? O programa Qualifica SP Empreenda abriu inscrições curso gratuito e online para jovens de 16 a 24 anos.

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece 1.000 vagas em todo o estado. As inscrições abrem nesta quinta-feira, 13, e devem ser realizadas até o dia 26 de junho pelo pelo site do Qualifica SP.

Curso gratuito de empreendedorismo para jovens abre 1.000 vagas em SP
Curso gratuito de empreendedorismo para jovens abre 1.000 vagas em SP - FG Trade/iStock

A convocação dos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas são gravadas e têm previsão de início no mês de julho. O curso é dividido em quatro módulos e tem duração de dois meses.

Curso gratuito de empreendedorismo para jovens

Levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que, entre as maiores dificuldades dos jovens empreendedores, estão a falta de conhecimento sobre mercado, ferramentas e práticas de gestão empresarial e de encontrar oportunidades de financiamento e investimentos.

Diante desse cenário, o curso online do Qualifica SP – Empreenda, realizado em parceria com a Beebusinezzz, dará a oportunidade para os alunos aprenderem sobre estudo de mercado e gestão financeira.

No final, a plataforma da empresa vai gerar um plano de negócios personalizado de acordo com as ideias que o estudante colocou em cada etapa do curso.

Concurso e Feira do Sebrae 

Além do conteúdo do curso, os concluintes poderão participar de um concurso de empreendedorismo em que os 10 melhores projetos serão premiados com a participação na Feira do Empreendedor 2024 do Sebrae, que será realizada em outubro, na capital paulista. Estudantes do ensino médio de 16 a 18 anos terão prioridade. 

Após a seleção dos 10 finalistas, os jovens receberão mentorias para criar uma apresentação de seus planos de negócios e apresentá-la a uma banca avaliadora durante o evento do Sebrae. A Secretaria de Desenvolvimentos Econômico arcará com os custos de transporte e hospedagem dos vencedores.