Curso gratuito de Libras está com inscrições abertas; saiba mais
As inscrições no curso oferecido pelo MTur vão até o dia 1º de julho; as vagas são ilimitadas
O Ministério do Turismo (MTur) está com inscrições abertas para curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais) voltado para o setor de turismo.
A iniciativa tem como objetivo contribuir com os serviços turísticos inclusivos voltados à pessoa com deficiência auditiva.
As inscrições para o curso “Turismo Acessível na Língua Brasileira de Sinais” estão abertas e vão até o dia 1º de julho.
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As vagas são ilimitadas e destinadas a empresários do ramo, funcionários de bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, guias, motoristas, gestores e demais interessados.
Curso gratuito de Libras do MTur
Oferecido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o curso gratuito de Libras conta com vídeos, recursos multimídia, cartilhas e folders, infográficos interativos e e-books como material didático.
Ao final da capacitação, os alunos estarão aptos a colocar em prática o aprendizado, promovendo, assim, a acessibilidade, a inclusão e a melhoria no atendimento oferecido ao turista com deficiência auditiva.
O curso de Libras é composto pelas seguintes disciplinas:
- Surdez e Sociedade;
- Língua Brasileira de Sinais;
- Comunicação com surdos;
- Alfabeto Manual;
- Saudações/Sinal de nome;
- Tempo;
- Valores monetários;
- Localizações;
- Meios de transporte;
- Informações Turísticas;
- Equipamentos, serviços e atrativos turísticos para o cliente/turista surdo;
- Tecnologia Assistiva Auditiva para a pessoa surda;
- Boas práticas para atender o cliente/turista com surdez: visão de mercado;
- Barreiras Comunicacionais.
Turismo acessível
Pontos turísticos, hotéis, restaurantes e outras atrações reconhecidas pela acessibilidade estão reunidas no site ou no aplicativo para smartphone “Turismo Acessível” do MTur.
Nele, também é possível avaliar os estabelecimentos e atrativos turísticos conforme a acessibilidade disponível. O site ou app permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida viajem pelo Brasil com mais autonomia e segurança.
De acordo com a Lei 13.460/2017, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem ser atendidas com urbanidade (civilidade); respeito; acessibilidade; cortesia; presunção da boa-fé do usuário; igualdade; eficiência; segurança; e ética. Além disso, o atendimento deve ser prioritário.