Curso gratuito de programação e criação de games tem vagas abertas
Com 40 vagas disponíveis, o curso, voltado a jovens entre 13 e 16 anos matriculados na rede pública do Rio de Janeiro
Termina hoje, 30/10, as inscrições para a nova turma presencial do Nave em Órbita II, iniciativa do Instituto Futuros que oferece cursos gratuitos de introdução a ferramentas e conceitos para a criação de jogos digitais.
Pela primeira vez, as aulas serão realizadas no Nave do Conhecimento de Realengo, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, ampliando o alcance geográfico do projeto.

Com 40 vagas disponíveis, o curso, voltado a jovens entre 13 e 16 anos matriculados na rede pública, ocorre às terças e quintas, nos dias 4, 6, 11 e 13 de novembro. As inscrições podem ser feitas aqui.
Carga horária e conteúdo do curso gratuito
O curso gratuito tem carga horária de 16 horas divididas em quatro aulas de quatro horas cada –4, 6, 11 e 13/11–, a trilha formativa Criando Meu Primeiro Jogo Digital contará com atividades práticas e colaborativas sobre programação, game design, arte visual e sonora para jogos.
Durante os encontros, também serão realizadas discussões sobre tópicos contemporâneos relevantes relacionados à cidadania digital, saúde mental e o uso consciente da tecnologia.
Para participar, basta que o aluno esteja regularmente matriculado em uma escola das redes públicas na cidade do Rio de Janeiro e tenha disponibilidade para frequentar as aulas presenciais.
Programa NAVE em Órbita
O NAVE em Órbita é uma experiência adaptada do currículo de Programação Full Stack e de Jogos Digitais do NAVE, programa de ensino do Instituto Futuros em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco.
Completando 19 anos em 2025, já formou mais de 4 mil alunos e oferece formação profissional aos jovens do ensino médio que desejam atuar nas áreas de tecnologia e criatividade.
A iniciativa busca apresentar essa experiência de curta duração, desenvolvendo habilidades técnicas e atitudinais cada vez mais relevantes para atuar na indústria criativa e digital. Realizada em 2024, a primeira edição do Nave em Órbita impactou mais de 2.200 estudantes de todo o país.
“Ao vincular o interesse por games a oportunidades reais de carreira, o Nave em Órbita contribui para reduzir a evasão escolar na transição entre o Fundamental e o Ensino Médio, ressignificando as relações dos adolescentes com o aprendizado”, destaca Aline Almeida, gerente de Educação e Comunicação do Instituto Futuros.