Curso gratuito ensina fãs de quadrinhos a criar sua própria HQ

A participação em todas as etapas do curso dará direito a um certificado de participação

Curso será dividido em três etapas, desde a teoria até exercícios práticos.

Para os fãs de histórias em quadrinhos, chegou a hora de pegar o lápis, a borracha e pôr a imaginação para funcionar com o Curso “Quadrinhos independentes – Produza sua própria HQ”, realizado pela Biblioteca Mário de Andrade. O curso tem início no dia 17 de março e encerramento no dia 8 de abril, com entrada Catraca Livre.

Dividido em quatro blocos de oficias práticas e teóricas, “Quadrinhos independentes – Produza sua própria HQ” tem como objetivo ensinar os conceitos, técnicas, ferramentas e a bagagem mínima para a produção de histórias em quadrinhos independentes. Para se inscrever, envie e-mail para bma@prefeitura.sp.gov.br com o assunto “Inscrição – “Quadrinhos Independentes”, indicando de qual/quais ofina(s) deseja participar.

O projeto será coordenado pelo editor, historiador e roteirista premiado Raphael Fernandes, que terá em sua equipe de educadores o publicitário, ilustrador e artista Gus Morais e a ilustradora, quadrinista e arte educadora Priscila de Paula. As quatro oficinas terão duração 6 horas cada uma, divididas em duas aulas semanais, ao longo de um mês, e poderão ser frequentadas de forma independente.

O curso será dividido em 3 partes:

Na primeira, haverá introdução teórica e discussão sobre as referências do Brasil e do mundo nas histórias em quadrinhos nacionais independentes contemporâneas, além de uma introdução a criação e roteirização de histórias em quadrinhos.

Na segunda, será trabalhada a prática de produzir histórias em quadrinhos usando desenhos, colagens e outras formas de produção, além de aplicar as narrativas desenvolvidas na primeira oficina.

Na última parte, o trabalho será na produção de trabalhos independentes que poderão ser impressos pelos próprios alunos. Em meio ao conteúdo programado das aulas, também serão compartilhadas pelos profissionais informações e experiências sobre a atuação do quadrinista no mercado, formas de distribuição, organização e divulgação de publicações.

No final do curso, o trabalho dos alunos pode ser colocado à disposição no acervo da Biblioteca Mário de Andrade para apreciação do público. Para que o projeto continue depois da realização da oficina, os alunos receberão referências bibliográficas, links e outras fontes de informação para que possam continuar a produzir e estudar a linguagem dos quadrinhos.

Para artistas, quadrinistas e quem quiser…  

O curso é dirigido a estudantes, artistas, quadrinistas, leitores de quadrinhos, universitários, editores, frequentadores da Biblioteca Mário de Andrade e público em geral da cidade de São Paulo e arredores que tenham interesse em entender sobre a produção de quadrinhos independentes e/ou queiram aprender o básico para produzir suas próprias histórias em quadrinhos. Não é necessário nenhum tipo de conhecimento prévio de técnicas de desenho.