Curso gratuito promove reflexão crítica através de foto e vídeo
As aulas são presenciais e ocorrem às segundas-feiras, das 19h às 22h, na região central da capital paulista
A ONG Ação Educativa está com inscrições abertas para curso gratuito que promove a reflexão crítica sobre a construção de narrativas através da fotografia e do vídeo.
A iniciativa, em parceria com o Centro de Formação, é voltado especialmente para jovens, pessoas LGBTQIAPN+, negras e indígenas.
O curso gratuito “A Urgência das Imagens: criando histórias através da fotografia e do vídeo” é uma ação afirmativa que visa ampliar a presença e a participação de grupos marginalizados na criação de novas narrativas visuais.
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
As aulas são presenciais e ocorrem às segundas-feiras, das 19h às 22h, na Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, região central da capital paulista.
Conteúdo do curso gratuito
O curso gratuito “A Urgência das imagens: criando histórias através da fotografia e do vídeo”, promovido por Pétala Lopes, pretende promover a reflexão crítica e a autonomia por meio do resgate e da criação de imagens que foram apagadas ou distorcidas.
Com aulas práticas e teóricas, a partir da análise de diversas obras e artistas, serão criadas coletivamente fotografias ou vídeos que transmitam emoções e significados.
O principal objetivo é refletir sobre o impacto das imagens, além de incentivar a produção de imagens em grupo. Ao final do curso, espera-se que os participantes desenvolvam uma série de fotografias ou um vídeo, aplicando os conceitos discutidos ao longo das aulas.
“As imagens possuem um poder imenso. Elas moldam identidades e influenciam como enxergamos o mundo. Neste curso, queremos não apenas dar voz a quem foi historicamente silenciado, mas também criar ferramentas para que essas vozes ocupem o lugar de destaque que merecem”, afirma Pétala Lopes.
Para a coordenadora do Centro de Formação, Denise Eloy, o “curso gratuito dialoga com os eixos temáticos trabalhados nas formações promovidas pelo projeto, visando explorar e estimular as várias possibilidades das linguagens artísticas na perspectiva do direito humano à cultura”.
O curso gratuito é dividido em quatro encontros:
- 1º Encontro – O Impacto da Imagem em Nossas Vidas
- 2º Encontro – O Poder das Imagens no Mundo Contemporâneo
- 3º Encontro – Produção de Significado – Narrativas Visuais
- 4 encontro – Apresentação e Reflexão Final
Espaço Cultural Periferia no Centro
A parceria com o Espaço Cultural Periferia no Centro, nesse sentido, fortalece e democratiza o acesso a formações por meio de cursos gratuitos.
O Espaço também é responsável pela promoção do Edital Permanente de Apoio a Coletivos e Organizações da Sociedade Civil, que recebe propostas de atividades culturais para ocupação de sua sede.
“O edital tem como objetivo acolher atividades que dialogam com nossa missão institucional de defesa de direitos, catalisando novos talentos, estabelecendo contato com a produção cultural desses grupos e possibilitando um intercâmbio de conhecimentos”, explica Raquel Luanda, supervisora do espaço.
Curso presencial: “A Urgência das Imagens: criando histórias através da fotografia e do vídeo”
Datas: Segundas-feiras, de 28/10 a 18/11
Horário: 19h às 22h
Inscrições gratuitas: bit.ly/curso-imagens-historias