Curso de Libras on-line e gratuito? Não procure mais
Fazer um curso de Libras vai ajudá-lo a promover inclusão e expor suas ideias para mais pessoas, sobretudo os portadoras de deficiência auditiva e de fala.
Quem quiser fazer um curso básico de Libras ou se aprofundar na linguagem de sinais, veio ao post certo.
Aqui você verá uma lista bem interessante de escolas de Libras e dicas de onde estudar gratuitamente. Aproveite:
USP oferece curso de Libras on-line e gratuito
O grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) criou uma plataforma exclusiva para o aprendizado da língua brasileira de sinais (Libras). O ambiente on-line é totalmente gratuito.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Por lá, você encontra dezenas de videoaulas de Libras, material didático e atividades. A ideia é fazer com que pessoas não surdas tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos é à cultura surda.
Quem deseja saber como falar em Libras deve acessar a plataforma específica da USP, onde é possível assistir e fazer o download das aulas de Libras. O portal e-Aulas USP, aberto para TODOS OS PÚBLICOS, também oferece a disciplina para estudo.
O conteúdo é coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Escola Virtual do Governo também tem curso de Libras on-line e gratuito
A Enap (Escola Nacional de Administração Pública), por meio do novo portal Escola Virtual de Governo – EVG, oferece o curso gratuito Introdução à Libras. Pessoas de qualquer parte do Brasil podem acessar a plataforma, com início imediato após a matrícula.
O curso da EGV não possui limite de vagas e está disponibilizado online de forma permanente. Durante as aulas, os estudantes poderão conhecer os elementos para se comunicar em Libras, como alfabeto manual e expressão facial; fontes de pesquisa sobre surdez e suas especificidades, as necessidades das pessoas surdas, etc.
A capacitação tem carga horária de 60h. A instituição fornece certificado de conclusão aos participantes que completarem as atividades.
Este curso é sem tutoria, ou seja, não há a presença de professor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. O participante é responsável por seu próprio aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma, e deverá estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.
Clique aqui para se inscrever e começar agora mesmo!
SESI oferece aulas de Libras em proposta on-line e de graça
O SESI (Serviço Social da Indústria) oferece, para qualquer pessoa interessada, um curso gratuito para aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O conteúdo está disponível na plataforma de educação a distância da região de Campo Grande (MS).
O curso, que tem carga horário de 40h, tem como objetivo aprimorar o conhecimento em Libras, proporcionando a pessoa com ou sem deficiência auditiva a comunicação no ambiente de trabalho, removendo as barreiras da comunicação que dificultam a relação interpessoal.
Vale lembrar que as aulas estão disponíveis para pessoas que residem em qualquer lugar do Brasil. Além disso, o curso tem certificação ao final.
Há um tempo estipulado para que você termine o curso. Fique tranquilo que você receberá informações sobre os prazos. Clique aqui se cadastrar e ter mais informações.
Bons estudos!
Site Cursou traz vídeos e aulas de Libras
O site Cursou é um site que oferece cursos para a formação rápida, fácil e gratuita. A empresa, no entanto, não disponibiliza certificado nos cursos.
Se você está buscando uma forma rápida de saber como falar em Libras, pode aproveitar os cursos do site. Qualquer pessoa que tenha interesse em aprender sobre a linguagem pode assistir às aulas de Libras do site.
Há um curso de 7 horas e em nível básico, ministrado pelo professor Luiz Alberico Barbosa Falcão. Dividido em 31 aulas, o curso conta com vídeos didáticos que explicam o idioma.
E há outro curso, também de nível básico, mas apresentado em 1h07 apenas. Trata-se de um compilado de 10 vídeos, gravados em formato de lições, que começam pelo alfabeto e depois partem para a formação de palavras e também de frases mais completas.
Biblioteca de São Paulo traz aulas para aprender como falar em Libras
Com o objetivo de ampliar as possibilidades de comunicação e interação social ou profissional entre surdos e não surdos, a Biblioteca de São Paulo (BSP) periodicamente abre inscrições para seu curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
As aulas de nível básico são direcionadas para quem quer se aproximar de conteúdos relacionados à língua de sinais. O curso é ministrado com professor ouvinte e surdo, e metodologia bilíngue Libras-português.
O curso de Libras é indicado para pessoas acima de 16 anos e tem carga horária é de 24h30. É necessário que o aluno confirme a inscrição comparecendo na primeira aula. Faltar no primeiro dia implicará no desligamento automático.
Por conta da alta procura, vale ficar atento quanto à época em que abrem as inscrições, no calendário disponibilizado e atualizado no site da instituição. Quando abertas, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] ou diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10 às 18h).