Cursos gratuitos capacitam jovens em áreas de alta empregabilidade

Todos os cursos são presenciais e gratuitos; aulas ocorrem em São Bernardo do Campo.

19/03/2026 09:10

A busca por qualificação profissional tem avançado no Brasil, especialmente entre pessoas que buscam alternativas rápidas para ingressar no mercado de trabalho ou gerar renda. Dados do IBGE indicam que mais de 40 milhões de brasileiros têm interesse em cursos de qualificação, o que aponta para a demanda por formações acessíveis e alinhadas às exigências atuais.

Todos os cursos são presenciais e gratuitos; aulas ocorrem em São Bernardo do Campo.
Todos os cursos são presenciais e gratuitos; aulas ocorrem em São Bernardo do Campo. - Divulgação

Diante desse cenário, a Engenharia de Alimentos da Faculdade Engenheiro Salvador Arena e os cursos técnicos do Colégio Engenheiro Salvador Arena, mantidos pela Fundação Salvador Arena, abrem uma nova edição de cursos rápidos gratuitos, com foco em formação prática e ampliação de oportunidades profissionais.

As iniciativas integram a atuação da Fundação voltada à ampliação do acesso à educação, com cursos em áreas relacionadas à empregabilidade e ao empreendedorismo.

As aulas são presenciais e gratuitas, realizadas no campus do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, localizado na Estrada dos Alvarengas, 4001, no bairro Alvarenga, em São Bernardo do Campo.

Cursos técnicos gratuitos do Colégio Engenheiro Salvador Arena

Com foco em aprendizado prático e conexão com o mercado, os workshops foram estruturados para áreas em expansão e com demanda por profissionais qualificados. Cada curso oferece 30 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 22 de março (acesse aqui para se inscrever).

Curso Descrição Datas Horário
Introdução ao Desenvolvimento de Games Criando seu primeiro jogo 28/03 e 11/04 9h00 às 12h00
Introdução à Manutenção de Celulares Diagnóstico e reparos básicos 08/04 e 25/04 9h00 às 12h00
Introdução aos Processos de Soldagem Primeiros Passos na Mecânica Industrial 08/04 e 25/04 9h00 às 12h00
Estratégia para Cálculo na Mecânica Modelagem e solução de problemas na mecânica 28/03 e 11/04 9h00 às 12h00

Curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade Engenheiro Salvador Arena

O curso Do Levain ao Forno: Pizza de Fermentação Natural acompanha a expansão do setor no país. O Brasil está entre os maiores consumidores de pizza do mundo, com mais de 160 mil pizzarias e cerca de 204 milhões de unidades vendidas por mês, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Entre 2021 e 2024, o número de pizzarias independentes cresceu 24,6%, de acordo com o Sebrae-SP.

O workshop oferece 30 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 23 de março, acesse aqui.

Curso Descrição Datas Horário
Do Levain ao Forno: Pizza de Fermentação Natural Formação prática em pizza artesanal com levain (massa madre), do preparo à finalização 28 de março e 11 de abril de 2026 das 8h às 16h