10 cursos gratuitos de ciência de dados que você pode fazer online

É possível aprender essas habilidades valiosas sem precisar gastar muito

19/10/2024 19:02

A medida que a ciência de dados cresce para se tornar um vasto campo de atuação, a demanda por seus profissionais também cresce em quase todos os setores. Ela se baseia em métodos científicos, algoritmos e sistemas usados ​​para extrair conhecimento e insights de dados estruturados ou não estruturados.

Embora a era da tomada de decisões baseada em dados esteja no auge, as empresas estão à procura de profissionais que possam analisar grandes conjuntos de dados e transformá-los em insights acionáveis.

10 cursos gratuitos de ciência de dados que você pode fazer online
10 cursos gratuitos de ciência de dados que você pode fazer online - Pexels

Felizmente, existem cursos gratuitos online, então é possível aprender essas habilidades valiosas sem precisar gastar muito.

A Catraca Livre fez uma seleção dos 10 principais cursos gratuitos de ciência de dados (100% online), sendo alguns os mais comuns e populares e outros altamente recomendados. 

10 cursos gratuitos de ciência de dados

1 – Introdução à Ciência de Dados (Coursera)

Introdução a Ciência de Dados é o curso mais popular e acessível que a Coursera está oferecendo para uma base sólida em ciência de dados. O curso inclui um conjunto de professores de ponta dessas universidades. Ele fornece ferramentas e conceitos básicos para a linguagem de programação R e ciência de dados.

2 – Fundamentos da Ciência de Dados (edX)

Este curso, oferecido pela Microsoft por meio da edX, fornece o conhecimento fundamental que um cientista de dados iniciante precisa. É um curso introdutório à série Data Science for Beginners e foca no básico necessário para um iniciante na área.

3 – Bootcamp de Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina com R (Udemy)

Este é mais um campo de treinamento do que um curso sobre ciência de dados e aprendizado de máquina que depende muito da programação R. É melhor para iniciantes completos ou talvez pessoas que saibam um pouquinho. E, como é abrangente, alunos de todos os níveis de experiência devem escolher algo dele.

4 – Python para Ciência de Dados e Bootcamp de Aprendizado de Máquina (Udemy)

Outro curso altamente avaliado na Udemy, este bootcamp é baseado na linguagem Python, que é amplamente usada na execução de ciência de dados. Ele consiste em todos os tópicos, desde conceitos básicos até conceitos de aprendizado de máquina de ponta.

5 – Introdução à Ciência de Dados por DataCamp

Domine os conceitos básicos para começar na ciência de dados usando Python neste curso da DataCamp. Você aprenderá alguns conceitos essenciais, como manipulação de dados e visualização de dados.

6 –  Especialização em Ciência de Dados (Coursera)

Esta especialização foi criada pela Johns Hopkins University e oferecida no Coursera. É uma série de cursos que abrangem ferramentas de ciência de dados, métodos e programação R. O aluno é levado do básico ao estágio mais avançado do programa.

7 – A caixa de ferramentas do cientista de dados (Coursera)

Parte da especialização em ciência de dados da Universidade Johns Hopkins, este curso abrange as ferramentas básicas, mas necessárias, para a ciência de dados, incluindo controle de versão, markdown e GitHub.

8 – Habilidades matemáticas de ciência de dados (Coursera)

Visão geral do curso: Este curso, oferecido pela Coursera e ministrado na Duke University, aborda os fundamentos matemáticos necessários para a Ciência de Dados, incluindo Álgebra Linear, Cálculo e Probabilidade.

9 – Ciência de dados para todos (DataCamp)

Este curso é para iniciantes absolutos que desejam aprender sobre os fundamentos da ciência de dados. É um curso introdutório que explica conceitos e técnicas básicas da ciência de dados sem o uso de qualquer tipo de codificação.

10 – Ciência de Dados com Python (edX)

Visão geral do curso : Este curso da University of California foca em ciência de dados mais especificamente, o estudo de técnicas usando Python. Apropriado para alunos que têm alguma experiência em programação e agora querem seguir para ciência de dados.