Cursos gratuitos de gastronomia nos CEUs abrem vagas em SP
Programa leva formação profissional para diversas regiões da cidade de São Paulo
Com um cenário promissor para novos profissionais da gastronomia, a Fundação Paulistana, em parceria com o Instituto Capim Santo, amplia a oferta de cursos gratuitos pata o segundo semestre.
A iniciativa faz parte do programa Cozinha Escola, que leva formação profissional para diversas regiões da cidade de São Paulo, sobretudo nas periferias, onde há maior índice de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Entre os destaques da programação estão os cursos de confeitaria, produção de chocolates e produção de marmitas, com foco em geração de renda e empreendedorismo. No curso de marmitas, por exemplo, os alunos aprendem todas as etapas do processo: desde o preparo, montagem e congelamento, até o aquecimento e precificação para venda.
Outras modalidades oferecidas incluem o curso de Cozinha Profissional, que ensina habilidades técnicas e comportamentais para atuação como auxiliar ou ajudante de cozinha em restaurantes, além de clássicos como feijoada e comida de boteco.
Carga horário e local dos cursos gratuitos
Os cursos são de curta e média duração, com cargas horárias de 20 e 60 horas, e as oficinas têm duração de 8 horas.
As aulas acontecem em datas variadas, em CEUs espalhados por toda a capital, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, como: Cresan, Vila Alpina, Carrão, Campo Limpo, São Pedro, São Miguel, Aricanduva, Taipas, Tremembé, Parque Novo Mundo, Parque do Carmo, Pinheirinho, Heliópolis, Perus, Navegantes, Parelheiros, São Pedro, Freguesia do Ó entre outros.
As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades ou pelo link: Instituto Capim Santo – Programa Cozinha Escola.
Ao longo dos seus 13 anos de atuação, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta de empoderamento e mobilidade social. Seu principal programa, o Cozinha do Amanhã, oferece formação profissional de excelência com foco em sustentabilidade, uso integral dos alimentos e valorização de ingredientes locais.
Presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Itacaré (BA), Trancoso (BA) e Salvador (BA), o Instituto já formou mais de 12 mil alunos. A parceria com a Fundação Paulistana permite ampliar esse impacto, oferecendo cursos acessíveis e de qualidade, que agregam valor ao currículo e contribuem para a inserção no mercado de trabalho ou para empreender no setor de alimentação.