Cursos gratuitos de tecnologia para idosos abrem inscrições
Inscrições acontecem presencialmente, no dia 6 de abril, e formações são gratuitas
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Instituto Metrópole Digital (IMD), vai abrir inscrições no próximo dia 6 de abril para novas turmas em cursos gratuitos de inclusão digital para idosos.
Serão ofertadas 54 vagas em cursos de computação e smartphones para pessoas com 60 anos ou mais, tanto para o público interno como externo à UFRN.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
As inscrições devem ser realizadas presencialmente no dia 6 de abril, a partir das 8h, na sede do IMD. A seleção será feita por ordem de chegada.
Será necessário a apresentação de um documento oficial com foto para comprovação da idade. As aulas acontecem aos sábados, no próprio IMD, em Natal, a partir do dia 13 abril.
Os cursos gratuitos de tecnologia para idosos
A iniciativa vai contar com dois cursos: Computador e Smartphone Básico. Para o primeiro, são disponibilizadas 18 vagas e os participantes irão aprender o passo a passo do uso do computador, da internet e do Google Drive, dentre outras ferramentas virtuais do dia a dia.
Já o curso de Smartphone contará com 36 vagas, com aulas focadas em assuntos como o uso do WhatsApp, Instagram e central de controle do celular. Ambos os cursos serão ministrados ao longo de nove encontros.
Após essas formações básicas, o ProEIDI deve fazer seleções internas com seus participantes, para realizarem cursos aprofundados, como Pensamento Computacional e Smartphone Avançado.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto, disponível neste link, ou envie sua dúvida por meio do endereço eletrônico [email protected].
Bolsas em cursos de graduação
O Instituto Metrópole Digital publicou, na última quarta-feira, 3, edital para seleção de bolsistas de graduação de Design, Computação ou áreas afins. Estão sendo ofertadas quatro vagas para atuação no projeto acadêmico “InnoTracker – Solução Tecnológica para Rastreamento de Marco do Processo Produtivo”.
As inscrições para a seleção seguem abertas até o dia 17 de abril e devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário eletrônico e do envio dos documentos descritos no Edital nº 001/2024.
Três vagas são destinadas ao cargo de Desenvolvedor Júnior, voltadas para bolsistas de graduação em Computação ou áreas correlatas. A remuneração é de R$ 3 mil, com carga horária semanal de 30 horas.
Os candidatos devem possuir conhecimentos em desenvolvimento de software utilizando tecnologias como Java, Javascript, Spring Boot e Spring WEB MVC.
Para o cargo de Designer Júnior há uma vaga disponível para estudantes de graduação em Computação ou Design, com remuneração de R$ 1.124,80 e carga horária semanal de 20 horas.
Os interessados devem ter habilidades em ferramentas de design e prototipagem, como Figma, UI e UX, além de estarem atualizados com as tendências e metodologias ágeis na área de Design.