Instituto oferece cursos gratuitos de IA para professores

As qualificação podem ser feitas gratuitamente de forma online, com direito a certificado de conclusão

03/06/2025 18:31

O Instituto Crescer está com três novos cursos gratuitos disponíveis na plataforma AVAMEC, ambiente virtual de aprendizagem para docentes mantido pelo Ministério da Educação (MEC). As capacitações são direcionados para professores que buscam qualificação e podem ser feitas gratuitamente de forma online, com direito a certificado de conclusão.

Os docentes que acessarem e concluírem os cursos gratuitos terão contato com diversas temáticas atuais em formato de fanzine.

Os cursos gratuitos oferecem contato com diversas temáticas atuais em formato de fanzine
Os cursos gratuitos oferecem contato com diversas temáticas atuais em formato de fanzine - iStock/CHOLTICHA KRANJUMNONG

Inspirados no projeto Aluno Sempre Conectado (Ascon), iniciativa da Qualcomm Wireless Reach com a parceria técnica do Instituto Crescer, os cursos abordam inteligência artificial, ciência de dados na educação e novas tecnologias.

Os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto Crescer

O primeiro curso, chamado de GeraZine, pretende ensinar aos professores práticas de inteligência artificial generativa para curadoria e criação de recursos digitais que podem ser aplicados em sala de aula.

Com carga horária de 40 horas, ele se valerá de narrativas transmídia para promover uma experiência imersiva multimidiática.

Também com carga horária de 40 horas, o segundo curso, intitulado CenaZine, tem o objetivo de capacitar o professor a reconhecer os diferentes tipos de aprendizagem e as suas relações com as diversas mídias disponíveis, fazendo do reconhecimento dessas práticas algo preponderante para que o professor consiga construir cenários de aprendizagem capazes de engajar e promover o ensino de maneira eficaz. O curso também obedecerá a uma narrativa transmídia de aprendizagem.

Os cursos abordam inteligência artificial, ciência de dados na educação e novas tecnologias
Os cursos abordam inteligência artificial, ciência de dados na educação e novas tecnologias - Divulgação | Arebo

Por fim, o terceiro curso leva o nome de DataZine, e se dedicará a compreender o potencial dos dados na prática pedagógica e explorar esse universo de um jeito leve, divertido e inspirador. A ideia é engajar docentes e transformá-los em protagonistas na descoberta do poder dos dados educacionais. Diferente dos dois primeiros, ele possui carga horária de 60 horas.

Os conteúdos servirão para o professor analisar e avaliar a própria prática pedagógica, identificando como o uso de dados pode ser aprimorado e integrado à sua rotina.

Os curso gratuitos promovem a análise de casos práticos, experiências de professores e recursos relevantes (livros e textos) para inspirar a aplicação de dados no diagnóstico, assim como o acompanhamento, melhoria do processo de ensino-aprendizagem e o estímulo à reflexão sobre o uso ético e consciente de dados no contexto escolar.

Para Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer, a IA generativa é uma tendência que já está transformando o mercado de trabalho, as relações, interações e interconexões com pessoas e artefatos, de uma forma permanente.

“Na Educação, não será diferente e quem é professor precisa carregar consigo essa convicção. O desafio é coletivo, mas o caminho para a mudança é individual: é responsabilidade de todos nós repensarmos a educação, de forma que ela venha a fazer mais sentido para os estudantes, seja mais inclusiva e eficaz”, comenta a ex-professora do ensino público e doutora em Educação pela USP.