Cursos gratuitos para quem quer empreender abre inscrições
Inscrições seguem abertas até o dia 12 de outubro; cada curso tem carga horária de 80 horas, com aulas remotas no período noturno
Quem deseja iniciar ou fortalecer o próprio negócio pode se inscrever em dois cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo. As formações são realizadas pela Subsecretaria de Empreendedorismo e Produtividade e estão com inscrições abertas até o dia 12 de outubro.
Os cursos são totalmente on-line e voltados para quem busca desenvolver habilidades empreendedoras ou melhorar a gestão de pequenos negócios. As opções disponíveis são: Desenvolvimento de Atitude Empreendedora e Gestão de Pequenos Negócios com Inclusão Digital.

Cada curso tem carga horária de 80 horas, com aulas remotas no período noturno. Ao todo, são 100 vagas disponíveis —50 para cada formação. As capacitações são destinadas a pessoas com 25 anos ou mais, interessadas em se qualificar para atuar em uma nova área ou iniciar uma nova carreira.
O que você vai aprender no curso gratuito
O curso Desenvolvimento de Atitude Empreendedora tem como objetivo qualificar o participante para identificar oportunidades de mercado e desenvolver produtos ou serviços. Veja alguns conteúdos abordados:
- Principais nichos de atividades empreendedoras;
- Como administrar o próprio negócio. Visão estratégica de modelo de negócio;
- Observações erradas resultam em ideias furadas – Pesquisa de mercado;
- Noções de educação tributária. Principais tributos e taxações obrigatórias.
Já o curso Gestão de Pequenos Negócios com Inclusão Digital tem o intuito de desenvolver habilidades para atuar com mais eficiência no mercado, aliando gestão estratégica e inclusão tecnológica. Além dos temas do curso de Atitude empreendedora, há também:
- Netiqueta: etiqueta na era digital;
- Dicionário digital;
- Ferramentas de informática e de busca;
- Ferramentas operacionais digitais.
Como se inscrever
Basta acessar o www.qualificasp.sp.gov.br, fazer o login na sua conta Gov.br e escolher o curso desejado. Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida.
Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso. As aulas têm previsão de início em 27 de outubro.