Seduc-SP oferece 10 opções de cursos técnicos para 2024
Alunos do Ensino Médio de SP têm até quinta-feira para escolher curso técnico
Estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio que desejam seguir cursos profissionalizantes devem fazer suas escolhas até o dia 21 de setembro. A modalidade é oferecida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Os cursos abrangem áreas como apoio pedagógico, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, hotelaria/hospedagem, logística e vendas.
As aulas do ensino técnico duram dois anos e serão ministradas em escolas estaduais de tempo parcial e integral. A carga horária é de 1.020 a 1.200 horas. As opções de cursos estão disponíveis no site do Ensino Médio Paulista.
- Sesi-SP abre inscrições para curso gratuito de robótica
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- Universidade de Cambridge está com inscrições abertas para bolsas de estudo em curso de verão
- Sebrae-SP disponibiliza 8 cursos gratuitos online
Além das escolas estaduais, os estudantes também podem se matricular em 33 unidades conveniadas do Senai. São 23 cursos diferentes, com 56 turmas. A lista completa está disponível no site da Seduc-SP.
Segundo divulgado pelo Portal do Governo, esse processo é parte integrante das matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino e tem uma duração de dois anos. Isso significa que as aulas do ensino técnico continuarão durante o 2º e 3º ano para os estudantes que ingressarem nesta modalidade a partir de 2024.
Cada região do estado selecionou os cursos com base na demanda da rede estadual e nas oportunidades de emprego após a conclusão.
Para o ano de 2024, o Ensino Técnico será oferecido em escolas de tempo parcial e integral, com uma carga horária que varia de 1.020 a 1.200 horas. Todas as opções estão disponíveis no site do Ensino Médio Paulista, que pode ser acessado em www.ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br. O espaço “Como Escolher” contém a lista completa com as escolas participantes.
Semelhante aos vestibulares, os alunos têm a oportunidade de selecionar três opções de cursos técnicos. Além das opções oferecidas nas escolas estaduais, uma novidade é que, pela primeira vez, os interessados em Itinerários Técnicos podem se matricular em 33 unidades conveniadas do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em algumas regiões do Estado.
Há uma variedade de 23 cursos disponíveis, totalizando 56 turmas. Este projeto é uma parceria pioneira entre a Seduc-SP e o Senai, e a lista completa está acessível no site Ensino Médio Paulista, sob a seção “Itinerários Técnicos” — Cursos com Senai.
*Com informações do Portal do Governo.