“De volta ao Cinema Subversivo” acontece na UFRN

Por: Catraca Livre

wp-image-724175
Programação tem entrada Catraca Livre[/img]

Experiencia Grindhouse: de volta ao cinema subversivo, é uma homenagem dos artistas Filipe Marcus e dos irmãos, Ana e Vítor Casquín, ao gênero cinematográfico. Os filmes Exploitation são extremamente violentos e contém cenas explicitas de sexo, drogas e palavrões. O gênero foi popularizado a partir do anos 60 e especialmente na década de 70 e segue fazendo a cabeça dos diretores de “Bastardos Inglórios” e “Machete”.

A programação é totalmente Catraca Livre e inclui exibição de filmes, palestras, debates e exposição de obras inspiradas em filmes que compõe o gênero. O jornalista e crítico de cinema de horror, Carlos Primati foi convidado para palestrar e mediar os debates. Primati é responsável por um levantamento pioneiro do gênero no Brasil. Ele documentou a obra de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e catalogou a história do horror brasileiro para uma mostra que passou por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Uma ótima oportunidade para o público conhecer e discutir um pouco sobre o cinema de exploração, que tanto vem influenciando diretores contemporâneos conceituados.

O evento ainda contará com a participação especial das bandas potiguares Jubarte Ataca, Joseph Little Drop e Black Panzer na festa de encerramento (dia 17/10) a partir das 19h no Departamento de Artes.