Debates, filmes e apresentações lembram Revolução dos Cravos em SP

Eventos são no Espaço Cultural Latino-Americano

Após a queda da ditadura, população entregou cravos aos soldados rebeldes

Os 39 anos da Revolução dos Cravos, que livrou Portugal do regime salazarista, serão marcados por uma série de encontros gratuitos no Espaço Cultural Latino-Ameriano, no centro de São Paulo. A casa terá eventos nos dias 25 (data da comemoração), 26 e 27 de abril.

No dia 25, será exibido um documentário sobre o assunto, seguido de debate entre os professores Valério Arcary, do Instituto Federal de São Paulo, e Elísio Estanque, da Universidade de Coimbra. No dia seguinte, será realizado novo debate, sobre o filme “Capitães de Abril”. Os dois eventos acontecem das 19h às 23h.

A comemoração será finalizada no dia 27, das 17h às 23h, com debate sobre a precarização do trabalho, apresentação da banda Cravos da Madrugada e comidas típicas de Portugal.

Em 1974, Revolução dos Cravos, organizada por militares rebeldes e com grande apoio popular, depôs o regime que se mantinha no poder desde 1926, sob o comando de Oliveira Salazar e, posteriormente, Marcelo Caetano. O nome do levante se deve à atitude da população, que saiu às ruas e entregou cravos aos soldados rebelados, após a queda da ditadura.

O Espaço Cultural Latino-Americano fica na Rua Abolição, 244.