Desafio identificará projetos que usam a tecnologia para diminuir distâncias na educação

Por: Catraca Livre

Interessados podem se inscrever até o dia 22 de outubro[/img]

Segundo dados do MEC (Ministério da Educação e Cultura), 3,6 milhões de jovens em idade escolar não recebem educação adequada. Por esse motivo, o desafio irá identificar e destacar soluções capazes de quebrar barreiras de acesso à educação (formal e informal), acelerar a alfabetização digital, e promover o crescimento econômico através de processos educativos sustentáveis e democráticos

Podem participar do desafio “Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação” professores, pais, alunos, designers, desenvolvedores, empreendedores e educadores que, por meio das TICs, tenham criado oportunidades para diminuir distâncias educacionais. Nessa edição do projeto, terão atenção especial os trabalhos voltados para promover a acessibilidade de deficientes físicos e mentais, bem como a educação para populações marginalizadas ou distantes de centros urbanos, integração e participação de alunos em sala de aula, trabalho com pais e professores sobre inclusão e acesso, além de aplicativos e metodologias que permitam acabar com as limitações à educação formal ou informal.

O desafio irá distribuir R$ 36 mil em prêmios para os três projetos vencedores. Um painel de jurados especialistas irá selecionar um grupo de finalistas e os responsáveis pelos melhores projetos serão convidados para um workshop online com a equipe do Instituto Embratel Claro, Ashoka e empreendedores sociais de referência na área de educação. O anúncio dos finalistas acontecerá em janeiro de 2015.

As inscrições devem ser feitas online por participantes que tenham no mínimo 18 anos, por organizações e/ou parcerias entre empresas. Os projetos devem seguir os critérios de inovação, impacto social e sustentabilidade financeira. Para se inscrever, basta acessar www.changemakers.com/tecnologiaponte até o dia 22 de outubro de 2014.