Descubra porque o protagonismo do aluno é tão importante

Infográfico do site Novos Alunos analisa detalhadamente sobre o protagonismo do aluno na aprendizagem

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro) | Comunicar erro

Responda rápido: em sala de aula quem é o personagem principal? O professor ou o estudante? Ficou na dúvida? Tudo bem. Através de um infográfico, com informações bem detalhadas, o site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) explica o que é o protagonismo do aluno, como ele funciona na prática, porque ele é importante e que benefícios ele traz à aprendizagem.

O que é o protagonismo do aluno?

Se você ficou na dúvida na hora de responder a pergunta inicial deste texto, possivelmente suas crenças estão arraigadas na educação tradicional. Nela, a ideia principal é que o professor detém todo conhecimento e o aluno é apenas um mero receptáculo de todas as informações.

Já no conceito do protagonismo do aluno essa lógica é invertida. Nela, o processo de ensino é uma via de mão dupla em que tanto o professor ensina, quanto aprende com o aluno. Há essa troca de informações entre os dois e todos saem ganhando.

Como o protagonismo do aluno funciona na prática? 

Crédito: iStockO protagonismo do aluno traz benefícios à aprendizagem

Alguns comportamentos indicam quando o aluno está sendo protagonista. Primeiramente ele respeita o professor como um facilitador de seu aprendizado. Por isso, expressa suas opiniões de modo a trocar informações, ter discussões saudáveis, refletindo sobre o que foi dito e lapidando seu ponto de vista se for necessário.

Além disso, é um aluno que tem uma curiosidade científica, ou seja, formula hipóteses, propõe pesquisas. Ele também detecta problemas em sua escola ou em sua comunidade e pensa em maneiras viáveis de solucionar essas questões.

Que benefícios o protagonismo do aluno traz?

Esqueça as aulas maçantes em que o professor enche a lousa, os alunos desanimados copiam e às vezes resolvem as questões, às vezes não. O protagonismo do aluno na escola contribui para sua autonomia e formação. Com isso, as aulas acabam sendo mais dinâmicas e aprofundadas. Isto através de desafios e interações que permitem o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.

Para conhecer os demais benefícios do protagonismo do aluno clique aqui e confira o infográfico completo do portal  Novos Alunos. 

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.