Desescolarização: conheça pais que tiraram os filhos da escola
Toda criança deve estudar para ampliar o aprendizado e o desenvolvimento . Este pensamento é o mais comum de ser encontrado entre os conceitos de educação de pais. Porém, há muitas famílias que acreditam que tirar os filhos da escola e deixar que eles aprendam com experiências de vida é o melhor caminho.
O unschooling, ou desescolarização, surgiu no século XXI com o intuito de questionar as estruturas da escola convencional e oferecer alternativas de educação. O movimento da descolarização busca por uma educação mais integral, prática e de acordo com o tempo da criança. A ideia é trazer para a vida do pequeno uma maior integração com a realidade e a prática de viver.
O PorQueNão? – que levanta a discussão de ideias em diversos setores através de dados coletados pelo Brasil – realizou um documentário com mães, pais e filhos que praticam a descolarização em Belo Horizonte, em MG.
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- TOD: entenda como o Transtorno Opositivo Desafiador manifesta-se na escola
- Temperamento explosivo e desobediência a regras: conheça os sinais de Transtorno Opositivo Desafiador
- Os sinais reveladores de que seu filho pode ter autismo
Lis Oliveira, uma das mães que participaram do documentário, explicou que o unschooling se baseia na iniciativa da criança e o homeschooling já pratica uma metodologia escolar, porém fora da escola, em casa com instrutores.
Na desescolarização, os pais ressaltam a importância de se entender o tempo das crianças, incentivar a autonomia deles de forma não autoritária – como eles acreditam que ocorra em escolas convencionais. Para estes pais, o mundo é a escola dos filhos.
Clique aqui para entender melhor a visão de pais que praticam a descolarização a partir do documentário feito pela PorQueNão?.
Com informações de The Greenest Post.
Leia também: