Domingo na Yayá

Projeto traz o som indiano de Helder Araujo e as atividades folclóricas do Grupo Ô de Casa

Com o intuito de reunir música e outras manifestações artísticas nas manhãs de domingo, a Casa de Dona Yayá abre suas portas para apresentações gratuitas. Nos dias 13 e 27 de novembro, o espaço recebe Helder Araujo e o grupo Ô de Casa, respectivamente. Os eventos acontecem sempre às 11h.

Há mais de vinte anos Araujo se dedica-ao estudo e pesquisa da Musica Clássica Indiana. Residiu no país asiático entre 1996 e 1997 e retornou em várias ocasiões para se especializar na interpretação da música clássica hindustani (música do norte da Índia). Durante o processo, teve contato com grandes gurus de Benares (Índia) como Raj Bhan Sing, Debashis Sanial, Dr Prakash, Sukdev Mishra, Matar Prasad e Sohan Lal. Além de tocar sitar, tabla, violino indiano e bansuri, compõe com influência indiana, árabe, rock e worldmusic.

O Grupo Ô de Casa, formado na maioria por integrantes da Comunidade da Vila Sabrina (zona norte da Cidade de São Paulo), apresenta o “Auto Natalino Pastoril”. Por meio da dança e do canto, o coletivo encena a viagem empreitada pelas pastoras que se dirigem a Belém a fim de prestar louvores ao Menino Jesus.

O Auto – na versão do grupo – baseia-se no pastoril pernambucano mesclando-o com versões potiguares. O repertório é composto por cerca de trinta canções consecutivas, todas de autoria anônima, interpretadas em coro ou individualmente, acompanhadas de percussão.

O espetáculo “Sarau Caipira” também será apresentado e inclui canções clássicas desse universo musical, como “Pingo d´água”, “Cafezal em flor” e “Tristeza do Jeca”, mais declamações de poemas igualmente clássicos na mesma tradição.

Por Redação