Estudantes do Ensino Médio criam e-book gratuito contra o plágio
Manual dedicado a esclarecer e refletir sobre as formas de atribuir corretamente a fonte da informação ao texto
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) produziram, com orientação de professores da instituição, um e-book gratuito de combate ao plágio: “Seja Original: Orientação e Prevenção ao Plágio na Educação Básica”.
O material é útil a alunos em fase pré-vestibular e primeiranistas que desconhecem práticas que caracterizam violação ao direito autoral, incluindo os seus problemas éticos e legais, e a docentes que precisam orientar as suas classes nesse tema.
Segundo divulgado pela assessoria da instituição, o projeto surgiu depois que, ao longo da pandemia, docentes da área de leitura e produção de texto perceberem o aumento das ocorrências de casos de trabalhos plagiados.
- Enem: COC promove aulão gratuito de redação com Débora Aladim
- Estratégias simples para lidar com a ansiedade causada pelo Enem
- 8 dicas de ouro para colocar em prática a 12 dias do Enem
- Enem 2024: conheça plataforma que oferece correção gratuita de redação
Marcelo Krokoscz, diretor do Colégio Fecap e pesquisador do assunto, apoiou o projeto. O livro “Autoria e Plágio: Um Guia para Estudantes, Professores, Pesquisadores e Editores”, usado como referencia para o e-book, é assinado por Krokoscz.
“Ao longo do trabalho, identificamos que muitos desconheciam a maneira correta de fazer uma citação ou mesmo que existem vários tipos de plágio”, conta a professora Janaína Barros, organizadora do e-book, em nota divulgada à imprensa.
“Ou seja, a cópia acontecia não por má intenção do estudante, mas por desconhecimento. Agora eles sabem que, sem atribuir fonte, não há validade no argumento”, conclui.
O colégio usa um software, chamado PlagScan, que compara e detecta semelhanças dos textos entregues pelos alunos a conteúdo disponível na internet para determinar se houve cópia.
O e-book está disponível para download neste link. Os estudantes responsáveis pela publicação são: André Mola Pereira, Felipe Kraychete, Gabriel Longobardi de Toledo, Isabella de Almeida Vasques, João Pedro Zacarias Poncio, Juliana Maita, Karen Keiki, Lucas Simionato, Mathias Quirino, Paloma Costa, Rafael Takayague Valente, Rafhael Nakamura e Thiago Preto Lemos Figueiredo.
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), que atua desde 1902, oferece cursos de Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos.