É possível unir o ensino da escola tradicional à inovação ?

Como a escola pode unir o melhor do modelo tradicional com as inovações que estão revolucionando o ensino?

Por: Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

A escolha da instituição de ensino mais adequada para os filhos pode gerar muita dúvida e angústia. Entre uma escola tradicional e modelos de ensino com novas práticas pedagógicas, é essencial compreender quais são as diferenças para, assim, realizar uma escolha mais consciente.

É importante avaliar não apenas a abordagem da escola, mas também como a instituição se relaciona com as inovações que envolvem interações entre tecnologia e conhecimento.

Isso é possível? Como a escola pode unir o melhor do modelo tradicional com as inovações que estão revolucionando o ensino? Explicaremos neste post.

Entenda o que é uma escola tradicional

A escola tradicional é aquela que tem como figura central o professor. No modelo pedagógico mais disseminado, o aluno é levado a aprender e absorver as informações de forma passiva.

Algumas outras característica do modelo tradicional de ensino, são as seguintes:

  • o aluno é enxergado como uma tábula rasa ou seja, como alguém cujo conhecimento vai ser construído na escola;
  • o desempenho do estudante é avaliado a partir de provas, exercícios e lições de casa;
  • o conteúdo é colocado como o centro da informação centro do processo de ensino-aprendizagem;
  • a reprovação é efeito do sistema de avaliação;
  • Diferenças entre a escola tradicional e outros modelos. Enquanto nas escolas tradicionais são utilizadas metas e tarefas como ferramenta de aprendizado, em outros modelos as abordagens são variadas — mas, geralmente, fogem de normas e métodos rígidos.

Podem-se encontrar abordagens pedagógicas que exploram soluções de problemas e hipóteses, enquanto outras têm como embasamento o aprender na busca pela construção e autoafirmação.

Da mesma forma, há aquelas que apostam em práticas manuais e na valorização do cognitivo.

Como no tradicionalismo o foco está em provas e testes importantes para a inserção do aluno no ensino superior, essa é uma escolha que contribui para o caminho de sucesso profissional.

Na busca por formar cidadãos pensantes e com capacidade de análise crítica do meio no qual estão inseridos, as escolas tradicionais estão explorando ferramentas e tecnologias inovadoras para potencializar os resultados do método de ensino.

Seja como for, é ideal que a decisão final na busca pelo melhor colégio seja embasada na avaliação específica de cada instituição, com foco nos resultados e na reputação da escola.

Quer saber mais sobre o assunto ? Confira a matéria completa no Blog Novos Alunos.

Compartilhe: