ECA recebe palestra sobre identidade nacional

Evento terá como objeto de estudo o brasileiro inserido em dois contextos: o da literatura e o das telenovelas

Por Redação
10/06/2013 17:50 / Atualizado em 04/05/2020 11:50

Na obra “Macunaíma”, de Mário de Andrade, o personagem principal retratava o brasileiro como anti-herói. Na foto, Macunaíma interpretado por Grande Otelo (1915 – 1993).
Na obra “Macunaíma”, de Mário de Andrade, o personagem principal retratava o brasileiro como anti-herói. Na foto, Macunaíma interpretado por Grande Otelo (1915 – 1993).

Existem muitos estudos que abordam a pluralidade do povo brasileiro. As misturas transcendem a genética e estão enraizadas na identidade e memória do povo. Consequentemente, caracteriza-se como “identidade nacional” a diversidade cultural do Brasil. Entretanto há vários pontos que devem ser levados à reflexão, já que a nação ainda lida com preconceitos e estereótipos construídos, por exemplo, pelos meios de comunicação.

Na próxima quarta-feira, 12, a ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP abre espaço para que tal tema seja explorado por especialistas e o público está convidado a participar gratuitamente da roda de discussão a partir das 17h30. Estarão presentes nomes como Eduardo Calbucci, jornalista e autor do livro “A Enunciação em Machado de Assis” e a doutora em Ciências da Comunicação, Maria Cristina Mungioli.

Calbucci abordará o brasileiro na literatura com foco nas obras machadistas e Maria Cristina falará sobre como a mídia, em especial as telenovelas, caracterizam as pessoas. A palestra acontece no Auditório Freitas Nobre, Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) – Prédio 2 da ECA.

Veja outras opções de cursos e palestras gratuitos

Prepare-se para o ENEM 2013