Egape abre mais de 4,5 mil vagas em cursos gratuitos
As oportunidades são distribuídas nas modalidades presencial, EaD ao vivo ou com tutoria e autoinstrucional
A Escola de Administração Pública do Estado de Pernambuco (Egape), inicia o ano de 2026 ofertando 4.543 vagas em 27 cursos gratuitos para o mês de janeiro.
As oportunidades são distribuídas nas modalidades Presencial (168 vagas), Educação a distância (EaD) ao vivo ou com tutoria (375 vagas) e Autoinstrucional (4 mil vagas), e estão disponíveis a servidores estaduais, municipais e à população em geral.
A Escola de Governo da Administração Pública, da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco é uma instituição dedicada à qualificação contínua do serviço público e à oferta de capacitação acessível para todos os cidadãos.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no site da Egape. Para mais informações, os interessados também podem entrar em contato pelos telefones (81) 3183-8025 (Coordenação Pedagógica) e (81) 3183-8065 (cursos EaD).
Cursos gratuitos em destaque
Entre os destaques da grade de cursos para janeiro, três capacitações oferecem conteúdos práticos e atuais. “Relações Interpessoais no Trabalho” explora os pilares das relações profissionais, a influência da personalidade, técnicas de comunicação eficaz e a dinâmica de trabalho em grupo.
O curso “Motivação e Liderança na Administração Pública” aborda desde teorias motivacionais e planejamento estratégico pessoal até os estilos contemporâneos de liderança, preparando o aluno para gerenciar equipes de forma inovadora.
Por fim, “Diretrizes para Saúde Mental no Ambiente de Trabalho” traz um panorama prático sobre a legislação pertinente, a identificação de transtornos como ansiedade e depressão, e técnicas de autocuidado, escuta ativa e gestão de riscos psicossociais.
“Estas capacitações fortalecem a qualidade do serviço público e também são uma grande oportunidade para toda a sociedade. Investir em conhecimento gratuito é habilitar os servidores estaduais e municipais e, ao mesmo tempo, oferecer ferramentas concretas para a população crescer profissionalmente e melhorar suas condições de trabalho”, afirma o diretor da Egape, Henrique Oliveira.