Embaixada dos EUA oferece curso gratuito para brasileiros
As inscrições para o curso gratuito sobre Inteligência Artificial podem ser feitas até 26/08
A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil abriu vagas para curso gratuito sobre Inteligência Artificial (IA) voltado para o público brasileiro.
A capacitação, em parceria com o Redes Cordiais e o Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio), é voltada para jornalistas, estudantes e profissionais da área no Brasil.
As inscrições para o curso gratuito sobre Inteligência Artificial podem ser feitas até 26 de agosto (acesse aqui).
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
Curso gratuito sobre Inteligência Artificial
O curso gratuito, composto por um painel híbrido e seis aulas online, discutirá o impacto da Inteligência Artificial na cobertura política e os desafios apresentados pelas novas formas de desinformação em contextos eleitorais.
O curso incluirá sessões ao vivo com discussões interativas com profissionais e especialistas do Brasil e dos EUA renomados da área.
Os participantes terão acesso a insights de ponta sobre as melhores práticas para utilizar ferramentas de IA de forma ética e mantendo a integridade jornalística.
Os principais tópicos a serem explorados incluem: violações de direitos autorais, modelos de negócios em evolução, recursos para cobertura eleitoral e considerações éticas ao integrar ferramentas de IA na reportagem política.
As discussões também terão como foco a ameaça da desinformação aos processos democráticos, atendendo iniciativas de educação midiática e medidas de verificação de fatos.
“Acreditamos que, ao engajar com essas questões, jornalistas brasileiros podem melhor atender seu público e defender os princípios de uma reportagem responsável”, diz Luke Ortega, porta-voz da Embaixada e Consulados, Luke Ortega.
O curso será ministrado entre 26 de agosto e 5 de setembro em seis aulas on-line e ao vivo. Serão abordados com temas como Introdução à Inteligência Artificial, Uso da IA em contextos eleitorais, Desinformação e IA, Regulação da IA no Brasil e nos EUA, e Ética e IA.
Conteúdo das aulas
Introdução à Inteligência Artificial
Como definir o que é inteligência artificial? Qual é a diferença entre inteligência artificial e inteligência generativa? Quais são os riscos e aplicações da IA? Quais são as principais técnicas e métodos em IA? Como a IA se relaciona com o jornalismo? Quais são os principais impactos da IA no Jornalismo? Nesta aula será apresentada uma visão geral sobre IA e jornalismo e aplicações populares da inteligência artificial, como reconhecimento de padrões e imagens, processamento de linguagem natural, visão computacional e sistemas de recomendação.
Data: 26/08
Horário: 19h às 20h30 (Horário de Brasília – GMT3)
Professores: Fabro Steibel – Diretor Executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro – (ITS Rio)
Aula 2 – Impactos da IA no jornalismo
Quais são os desafios e oportunidades no uso da inteligência artificial no jornalismo político e na cobertura das eleições em 2024? Quais são as violações de direitos autorais gerados por IA? Nesta aula serão apresentadas as mudanças nos modelos de negócios de jornalismo por causa da IA, além de recursos e novas possibilidades de ação para jornalistas e empresas noticiosas.
Data: 27/08
Horário: 19h às 20h30 (Horário de Brasília – GMT3)
Professores: Guilherme Amado Diretor de Conteúdo do Redes Cordiais
[Inglês] Samaruddin Kassim Stewart – Consultor com passagens por Google e Stanford
Aula 3 – Ética e IA
Quais são os usos éticos da inteligência artificial? Como a IA discrimina? Quais são os grupos mais vulneráveis à programação discriminatória? Como aplicar códigos de conduta de IA para jornalistas e organizações noticiosas? Nesta aula será apresentada a importância da transparência, confiabilidade e ética nos sistemas de inteligência artificial e no trabalho jornalístico com IA.
Data: 29/08
Horário:19h às 20h30 (Horário de Brasília – GMT3)
Professoras: Garance Burke -Jornalista Investigativa da Associated Press
Fernanda Rodrigues – Pesquisadora na Universidade Federal de Minas Gerais e Instituto Iris.
Aula 4 – Desinformação e IA
Como a IA incentiva a desinformação? Quais são os novos quadros de desinformação em tempos de IA? Quais são os impactos da inteligência artificial na produção, detecção e disseminação de desinformação? O que é e quais são os impactos da deep fake? Nesta aula serão apresentados experiências do Brasil e do mundo na detecção de desinformação em IA, além de riscos e oportunidades para o jornalismo nesse novo cenário.
Data: 02/09
Horário: 19h às 20h30 (Horário de Brasília – GMT3)
Professoras: Gabriela de Almeida – Diretora Relações institucionais Redes Cordiais
Cristina Tardáguila – Fundadora e sócia da Agência Lupa
Aula 5 – Regulação da IA no Brasil e no mundo
Quais são os desafios da regulação para IA no Brasil e no mundo? Qual é o papel dos governos, empresas e bigtechs neste cenário? Como criar regulações de IA que auxiliem no combate à desinformação? Nesta aula será apresentada a experiência do Brasil e de outros países no campo da regulação da inteligência artificial.
Data: 03/09
Horário: 19h às 20h30 (Horário de Brasília – GMT3)
Professora: Celina Bottino – Diretora do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro – (ITS Rio)
Aula 6 – Bons e maus usos da IA em contextos eleitorais
Como a Inteligência Artificial é utilizada em Contextos Eleitorais no Brasil e no Mundo? Como a IA pode ser usada para coletar e analisar dados relacionados às eleições? Como a IA pode identificar tendências e padrões nos dados e resultados eleitorais? Nesta aula serão apresentados bons e maus usos de IA em campanhas e mandatos. Também serão apresentadas ferramentas de análise de sentimentos, detecção de temas emergentes e modelagem estatística.
Data: 05/09
Horário: 19h às 20h30 (Horário de Brasília – GMT3)
Professor: Diogo Rais – Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Instituto Liberdade Digital