Encceja 2025 abre inscrições e oferece nova chance para quem deseja concluir os estudos

Os interessados têm até o dia 2 de maio para realizar a inscrição; provas acontecem em agosto

22/04/2025 17:21

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para a edição 2025 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A prova, totalmente gratuita, é voltada para quem deseja obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio e não pôde concluir os estudos na idade apropriada.

As provas do Encceja estão marcadas para o dia 3 de agosto
As provas do Encceja estão marcadas para o dia 3 de agosto - Joel Rodrigues/Agência Brasília

O período de inscrições vai de 21 de abril a 2 de maio de 2025, e o cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site oficial do exame: enccejanacional.inep.gov.br/encceja. As provas da edição 2025 estão previstas para acontecer no dia 3 de agosto em todo o país.

Para participar, é necessário ter no mínimo 15 anos completos (para o ensino fundamental) ou 18 anos (para o ensino médio) até a data da aplicação da prova.

A prova do Encceja 2025

A prova avalia conhecimentos nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e redação. Para ser aprovado, o participante precisa atingir a nota mínima em cada área e na redação. Quem conseguir bons resultados pode obter o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência.

O Encceja é uma oportunidade fundamental para quem busca retomar os estudos, acessar o ensino superior, participar de concursos públicos ou melhorar suas chances no mercado de trabalho. 

Além de permitir que milhares de brasileiros retomem seus estudos, o Encceja também contribui para a formulação de políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), servindo ainda como fonte de dados e indicadores importantes para avaliação do sistema educacional brasileiro.
 

Além da inscrição, o Inep também recebe, no mesmo período, solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social, garantindo inclusão e acessibilidade para todos os participantes.

Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame: www.gov.br/inep.