Enem 2018: Dicas para tirar nota mil na redação
A redação do Enem pode ser determinante para nota do aluno
A redação não deixa tantos candidatos preocupados à toa. Aplicada logo no primeiro dia de prova, ou seja, no próximo domingo 04 de novembro, ela vale de 0 a 1000 e pode ser determinante para a nota do aluno. O Trilha do Enem reuniu as dicas da Professora Pamba para ajudar você a tirar nota máxima.
Primeiro você vai conferir as cinco competências que determinam a pontuação que sua redação pode alcançar. Cada uma é avaliada de 0 a 200, atingindo o máximo de 1000. Em seguida você terá 10 dicas de ouro para ficar atento na hora de redigir sua redação. Conheça o que cada competência considera, as dicas de e prepare-se:
5 competências para tirar nota mil
- Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa: pontuação, ortografia, concordância, regência, emprego de pronomes, estruturação sintática.
- Seu texto deve ser do tipo dissertativo argumentativo, com uma proposição, argumentação e conclusão. Você deve mostrar que tem um “repertório sociocultural“, ou seja, trazer elementos consistentes, inclusive de outras áreas e outros autores.
- Aqui o que conta é a organização das suas ideias. Você deve citar os textos motivadores (nunca copiá-los) e acrescentar argumentos plausíveis. Disserte em uma ordem lógica, pontuando, por exemplo, pontos favoráveis e não favoráveis aos textos motivadores.
- Os conhecimentos linguísticos cobrados nesta competência são voltados para a coerência, coesão e remissão textual. Seu texto precisa ter coesão textual, os parágrafos devem apresentar elementos que “liguem” o texto e façam com que ele tenha um sentido lógico.
- Além de apresentar uma tese sobre o tema, sua redação deve oferecer uma proposta detalhada de intervenção na vida social. Ela deve refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, respeitando os direitos humanos e valores como liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Dicas de ouro
1) Fique atento às ambiguidades. Como por exemplo: “O policial prendeu o suspeito em sua casa”. Nesse enunciado o leitor fica na dúvida: Na casa do suspeito ou do policial? Por isso, fuja de frases ambíguas.
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame
- Enem 2024: 5 erros ortográficos comuns e como evitá-los
- Enem: COC promove aulão gratuito de redação com Débora Aladim
2) Evite plebeísmos e queísmos. Como por exemplo: “Tipo assim”, “né?!”, “aí”, “que”. Entre outros.
3) Tome cuidado com os ecos: “Hodiernamente, as pessoas são influenciadas por pessoas mal intencionadas diariamente“.
4) Evite períodos muito longos!
5) Comece a prova pelo rascunho da redação. Faça as objetivas e só então retome a escrita.
6) Uma boa dissertação tem de 4 a 6 parágrafos.
7) Não enrole: rebuscar demais pode levar à perda de pontos.
8) Seja conciso e objetivo com suas ideias.
9) Na conclusão, ofereça um plano de intervenção ao tema apresentado.
10) Faça de 4 a 5 revisões em seu texto.
Na reta final para o exame você ainda pode trabalhar seus pontos fracos para tirar nota máxima na prova. Como fazer isso? Cadastre-se aqui no Trilha do Enem, avalie seu nível e receba um plano de estudos personalizado para você estudar em diversos dispositivos.