Enem 2023: Governo garante energia para o exame em SP
Se necessário, provas serão realizadas com geradores em locais sem luz
As fortes chuvas que atingiram São Paulo na última sexta-feira, 3, deixaram milhões de pessoas sem energia elétrica, incluindo escolas que receberão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. No entanto, o Ministério de Minas e Energia (MME) prometeu fornecimento de energia nos locais de prova, mesmo nos casos em que a rede elétrica não for restabelecida.
Segundo a Enel, concessionária de energia elétrica que atende a capital e mais 23 municípios do estado, cerca de 84 escolas que vão receber o Enem tiveram algum problema de fornecimento de energia. A empresa ainda está apurando quantas delas ainda não foram religadas.
O MME informou que, nos locais onde não houver energia, as concessionárias deverão alocar geradores para garantir a realização das provas. A pasta também disse que todas as áreas afetadas pela queda de energia foram identificadas e estão sendo monitoradas.
O Enem 2023 será realizado em duas etapas, nos dias 5 e 12 de novembro. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos estão inscritos para fazer as provas em 1.750 municípios, nas 27 unidades da federação.
Enem 2023
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. As notas do exame são usadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso em universidades públicas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) para o acesso a bolsas de estudo em instituições particulares e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o financiamento de cursos de graduação.
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.
O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 apresenta as datas e os horários do exame. O texto também detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
*Com informações da Agência Brasil.